
O governo britânico confirmou que a partir de junho de 2024 removerá a restrição existente que fixa a quantidade máxima de líquido que os ageiros podem transportar a bordo em um recipiente específico em 100 ml. Também não será necessário colocar outros líquidos, cremes ou remédios em sacos separados ao ar pelos controles de segurança, nem equipamentos como laptops ou tablets devem ser removidos de mochilas ou pastas.
Essas medidas, necessárias para agilizar o fluxo de ageiros, serão possíveis graças à instalação de novos scanners 3D nos principais aeroportos britânicos, o que proporcionará maiores possibilidades de fiscalização para o pessoal de segurança.
“Estou simplificando as regras de bagagem de mão nos aeroportos e melhorando a segurança. Até 2024, os principais aeroportos do Reino Unido terão a mais recente tecnologia de segurança instalada, reduzindo o tempo de espera, melhorando a experiência do ageiro e, o mais importante, detectando possíveis ameaças”, disse o secretário de Transportes, Mark Harper. British.
“Claro que isso não acontecerá de imediato: levará dois anos para ser totalmente implementado. Até lá, os ageiros devem continuar a cumprir os regulamentos em vigor e verificar antes de viajar”, acrescentou.
A Associação dos Operadores Aeroportuários comemorou a decisão. O diretor de políticas, Christopher Snelling, disse: “Este investimento em segurança de última geração pelos operadores de aeroportos do Reino Unido levará o transporte aéreo a um grande o à frente, alcançando o melhor do mundo. Isso tornará mais fácil ar pelos aeroportos do Reino Unido e tornar as viagens aéreas mais agradáveis”.