
Uma aeronave Mil MI-8 da Missão de Paz das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) perdeu o controle e caiu no próprio aeroporto na quinta-feira, depois de sofrer um acidente durante um pouso com ventos fortes em Gao, no norte do país africano. Como mostram as fotos, uma bandeira da Ucrânia pode ser vista na aeronave, indicando que o país europeu é seu dono.
De acordo com a missão, a aeronave transportava 14 pessoas a bordo, incluindo quatro membros da tripulação. Segundo o boletim inicial, entre os ocupantes haviam 2 gravemente feridos e 9 levemente feridos. Os 11 feridos foram tratados pelo hospital da missão instalado no local.
Através de seu Twitter, a MINUSMA ressaltou que não houve relatos de incêndios. Os feridos foram retirados da aeronave com segurança e estão recebendo tratamento. A Ministra de Assuntos Exteriores do Mali lamentou o incidente. Em entrevista à TV local, ela expressou solidariedade com os feridos, desejando um rápido restabelecimento.
A Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA) foi estabelecida em 2013 pelo Conselho de Segurança e conta atualmente com cerca de 12.000 soldados em seu quadro.
A MINUSMA helicopter was today overturned by strong winds after landing in #Gao, North of #Mali. This was not a crash. Crew and engers are all ed for with 2 seriously injured. They have safely exited the aircraft and are receiving medical attention. No fire reported. pic.twitter.com/y9YZVMfQpU
— MINUSMA (@UN_MINUSMA) June 15, 2023