
A Air Canada informa hoje, 9 de setembro, que está finalizando planos de contingência para suspender a maior parte de suas operações. As negociações entre a empresa e a associação de pilotos ALPA (Air Line Pilots Association), que representa mais de 5.200 pilotos da Air Canada e Air Canada Rouge, continuam, mas as partes ainda estão distantes de um acordo.
A menos que um acordo seja alcançado, a partir de 15 de setembro de 2024, qualquer uma das partes pode emitir um aviso de greve ou bloqueio de 72 horas, o que acionaria o plano de redução de operações de três dias da companhia aérea.
Michael Rousseau, Presidente e CEO da Air Canada, disse:
“A Air Canada acredita que ainda há tempo para chegar a um acordo com nosso grupo de pilotos, desde que a ALPA modere suas demandas salariais, que excedem em muito os aumentos salariais médios canadenses.
No entanto, os canadenses viram recentemente o caos que reduções abruptas de operações de companhias aéreas causam aos viajantes, o que nos obriga a fazer tudo que pudermos para proteger nossos clientes de uma paralisação de trabalho cada vez mais provável.
Isso inclui a decisão extremamente difícil de iniciar uma redução ordenada da Air Canada e Air Canada Rouge assim que um aviso de greve ou bloqueio de 72 horas for dado, possivelmente já neste domingo.
Entendemos e pedimos desculpas pelo inconveniente que isso causaria aos nossos clientes. No entanto, uma redução gerenciada é o único curso responsável disponível para nós.
Estamos divulgando nossos planos para dar, às mais de 110.000 pessoas que viajam conosco todos os dias, maior certeza e a oportunidade de reduzir o risco de ficarem presas, usando nossa política de boa vontade para mudar ou adiar viagens iminentes, sem custo.
Também estamos alertando o Governo do Canadá sobre o impacto potencial da interrupção para os canadenses.”
Os voos da Air Canada Express continuarão operando, pois as transportadoras terceirizadas Jazz e PAL Airlines fornecem esses serviços. No entanto, esses parceiros regionais transportam apenas cerca de 20% dos clientes diários da Air Canada, muitos dos quais acabam se conectando a voos da Air Canada.
Para os clientes
A Air Canada afirma que sua primeira consideração são as necessidades dos clientes e proporcionar tranquilidade. Assim, para informações detalhadas, solicita que seja consultada a página www.aircanada.com/action.
Todos os clientes cujos voos forem cancelados pela Air Canada serão notificados e terão direito a um reembolso total, que pode ser obtido online em www.aircanada.com ou através do aplicativo móvel da Air Canada.
A companhia aérea também está organizando com outras transportadoras para garantir espaço para os clientes no caso de cancelamentos de voos da Air Canada. Os clientes serão notificados pela Air Canada ou por sua agência de viagens se opções para viajar em outra transportadora forem identificadas para eles.
Infelizmente, espera-se que os assentos em outras transportadoras sejam muito limitados em todas as companhias aéreas. Assim, reembolsos, aceitar um crédito para viagem futura ou concordar em viajar na Air Canada em uma data posterior podem ser as únicas opções disponíveis.
Desde 27 de agosto, a Air Canada implementou uma política de boa vontade que permite que clientes com reservas em qualquer tipo de tarifa, com viagem entre 15 e 23 de setembro de 2024, façam alterações, se desejarem, sem custo ou recebam um crédito para viagem futura. Esta política será expandida conforme necessário.
De acordo com os Regulamentos de Proteção ao ageiro Aéreo do Canadá, os clientes no Canadá não são elegíveis para compensação por voos atrasados ou cancelados, refeições, hotéis ou outras despesas incidentais para situações fora do controle da transportadora, como uma interrupção laboral. A Air Canada informará em todos os casos os ageiros sobre seus direitos sob as regras aplicáveis se seu voo for cancelado ou atrasado.
Clientes com reservas cujos voos forem cancelados em caso de interrupção laboral são fortemente aconselhados a não irem ao aeroporto sem uma reserva confirmada para um novo voo (verifique o status do seu voo em www.aircanada.com antes de ir ao aeroporto). Os clientes também são aconselhados a usar ferramentas de autoatendimento, pois os tempos de espera no centro de contato devem estar altamente elevados.
Informações da Air Canada