
A Airbus, em parceria com a Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), revelou um acordo para desenvolver estudos de viabilidade sobre combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) para a Argentina, Panamá e Peru. O anúncio foi feito durante a 18ª Reunião das Autoridades de Aviação Civil da Região Sul-Americana, realizada em São Paulo.
Como parte desse acordo, a Airbus se compromete a contribuir com o Fundo Ambiental Voluntário da ICAO para a realização dos estudos. Estas análises serão integradas ao Programa de Assistência, Capacitação e Treinamento para SAF (ACT-SAF) da OACI, que visa apoiar os Estados no desenvolvimento de suas capacidades para criar e implementar SAF.
Esta iniciativa marca a primeira vez que um estudo de viabilidade do ACT-SAF é financiado por uma participante do setor aeroespacial, reforçando o compromisso da Airbus em liderar os esforços de descarbonização na aviação.
O investimento em SAF é considerado crucial para atingir a neutralidade de carbono até 2050. Atualmente, o uso de SAF pode resultar em uma redução de até 80% nas emissões de CO2 ao longo de seu ciclo de vida.
A Airbus está intensificando seu apoio ao desenvolvimento em larga escala do SAF e trabalhando em colaboração com companhias aéreas, aeroportos, produtores, instituições de pesquisa e autoridades de aviação civil ao redor do mundo.
O objetivo é avançar o ecossistema de SAF, abordando questões regulatórias e políticas, além de fatores de oferta e demanda.
Esse anúncio é particularmente significativo para a América Latina, uma região que tem visto avanços no desenvolvimento de uma estrutura regulatória para SAF em países como Brasil, Colômbia e Chile.