
Em 31 de maio de 1946, o Comitê Central do PCUS (Partido Comunista da União Soviética) e o Conselho de Ministros da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) aprovaram a criação de um Centro de Pesquisa de Projetos (CST-153) na Unidade de Aviação de Novosibirsk e a nomeação de Anton O. Konstantinovich Antonovich como Designer Chefe. O mesmo decreto da CST foi dado para a criação de um avião agrícola designado СХ-1 (# Аn-2), cujo primeiro voo ocorreu em 31 de agosto de 1947. Era o nascimento da mundialmente famosa ANTONOV.

No verão de 1952, a sede é transferida para Kiev. Lá, Anton “Antonov” praticamente redesenhou sua equipe do departamento de design. Mais tarde ele diria: “Kiev tornou-se minha casa. Não só porque esta cidade é linda, eu amo muito, mas porque minha atividade criativa se desenvolveu aqui. Este, sem dúvida, é o motivo principal!” Na empresa, mais de 100 tipos e modificações de aeronaves de ageiros, transporte e especializadas foram criadas, e mais de 22000 unidades foram construídas.
“A Ucrânia é o berço de aviões de fuselagem larga em geral, porque criamos o primeiro avião de fuselagem larga An-22 em Kiev”, observou Antonov. O cartão de visita da marca moderna “ANTONOV” são os descendentes da famosa família de gigantes da carga, o An-124 “Ruslan” e o An-225 “Mriya”, com 270 recordes mundiais. No total de todos os modelo “An”, mais de 500 registros de recordes.


O espírito visionário de Antonovich e as tradições colocadas por este proeminente designer e cientista, continuadas por seus colegas e estudantes Peter Vasilyevich Balabuev e Dmitry Semenovich Kiva, permitiram que a empresa superasse repetidamente tempos difíceis. Hoje a ANTONOV continua a ser uma das poucas empresas que implementam o ciclo completo da criação de uma aeronave moderna – desde a pesquisa pré-concepção até a construção, testes, certificação, produção em série e serviço pós-venda.

Hoje a empresa emprega representantes de mais de 200 profissões e especialidades, em uma equipe de designers e cientistas atuando em dezenas de áreas científicas. Cerca de mil funcionários fizeram contribuições inestimáveis para o desenvolvimento do negócio de aviação, pelo qual receberam títulos, ordens e medalhas de estado honorário. Entre os “Antonovites”, quatro são heróis da Ucrânia – os Generais Designers Peter Vasilyevich Balabuev e Dmitry Semyonovich Kiva, o Piloto de Testes da União Soviética Alexander V. Galunenkoe, e o Piloto de Testes Classe 1 Sergey Mikhailovich Troshin.


Informações pela Assessoria de Imprensa da ANTONOV.