
A MundoGEO, empresa com o propósito de conectar a comunidade de drones, eVTOLs, robótica autônoma, espacial e geotecnologias, anuncia que realizará em 2024 a 1ª edição do Expo eVTOL, o primeiro evento do Brasil dedicado ao mercado de eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso na vertical, popularmente conhecidos como “carros voadores”.
A feira e o fórum ocorrerão em paralelo a outros eventos da MundoGEO – DroneShow Robotics, SpaceBR Show e MundoGEO Connect – no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo, entre 21 e 23 de maio do próximo ano.
O Expo eVTOL é um spin-off do 1º Fórum eVTOL – Desafios e Oportunidades, realizado neste ano junto à DroneShow Robotics, e também o único evento no Brasil destinado exclusivamente a esse setor que está em ebulição e promete tomar os céus do país e do mundo nos próximos anos.
A MundoGEO explica que, dessa maneira, responde a uma demanda do mercado por uma feira e um fórum sobre o assunto, ao contrário do que ocorre em eventos de aviação, que reservam um espaço secundário a essa tecnologia disruptiva.
O mercado de eVTOLs deve chegar a US$ 21,62 bilhões em 2027, de acordo com relatório da IMARC Group, empresa britânica de consultoria. A expectativa em relação a essas aeronaves é tamanha que as principais fabricantes de aviões do mundo estão diretamente envolvidas, como Embraer, Airbus e Boeing. Sem contar diversas startups que estão com projetos acelerados e com eVTOLs já voando, como Lilium, Vertical Aerospace, EHang, Archer Aviation, entre outras.
Companhias aéreas de todo o mundo também estão entre os futuros operadores dos “carros voadores”. No Brasil, a Azul e a Gol já anunciaram acordos de intenção de compra de eVTOLs com a Lilium e a Vertical Aerospace, respectivamente. A Eve Air Mobility, do grupo Embraer, tem diversos clientes futuros em carteira, incluindo algumas empresas brasileiras de táxi-aéreo, como Helisul, Voar Aviation, FlyBIS, Flapper e Avantto.
O fórum realizado neste ano reuniu alguns desses players, como Eve, Gol, Azul, Vertical e Helisul, além de outros atores intimamente envolvidos com o setor, como Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
A segunda edição do fórum, agora dentro do Expo eVTOL, trará ainda mais palestrantes para tratar dos temas mais atuais no mundo dos eVTOLs. Ela será concentrada em três eixos principais: tecnologia, regulamentação e mercado.
No primeiro tópico serão debatidos questões relacionadas à indústria, eletrificação, design, treinamento e operação. Em relação à regulamentação, serão trazidos os caminhos para a certificação dos eVTOLs no Brasil, as experiências internacionais e a inserção desses veículos no espaço aéreo já tomado por aviões, helicópteros e drones. Por fim, haverá espaço para o debate sobre o tamanho desse setor e os envolvidos diretamente na operação, como companhias aéreas, empresas de táxi-aéreo, órgãos de segurança e defesa e empresas de infraestrutura.
“O evento Expo eVTOL é a quarta feira da MundoGEO que se antecipa e cria um espaço para discutir os impactos econômicos, sociais e culturais das tecnologias, agora com este novo modal de transporte”, diz o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.
Além de ser uma importante arena de debates, o Expo eVTOL também reunirá empresas na feira de negócios, na qual apresentarão não apenas as próprias aeronaves e mock-ups de futuros eVTOLs, como também soluções que vão além do transporte de ageiros, incluindo logística, defesa e segurança.
A primeira edição do evento coincide com o momento de expansão da MundoGEO, recentemente adquirida pela Italian Exhibition Group (IEG), responsável por mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos em todo o mundo.
Mais informações podem ser encontradas no site oficial neste link.