
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou ontem, 6 de junho, durante a 5ª edição do Aviação Sustentável, os operadores aéreos e aeroportuários com as melhores classificações nos programas SustentAr e Aeroportos Sustentáveis, que incentivam práticas de sustentabilidade no setor aéreo.
Para os aeroportos, a premiação classifica os operadores aeroportuários em grupos, considerando a quantidade de ageiros processados anualmente.
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG) recebeu reconhecimento pela primeira colocação na categoria acima de 5 milhões de ageiros por ano. Já o Aeroporto Internacional de Maceió (AL) ficou em primeiro lugar na categoria até 5 milhões de ageiros por ano. Na categoria até 1 milhão de ageiros por ano, o Aeroporto de Rio Branco (AC) recebeu premiação. E o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo (SP) recebeu o reconhecimento pela primeira colocação na categoria até 200 mil ageiros por ano.

No programa SustentAr, voltado aos operadores aéreos, o destaque foi para a Azul Linhas Aéreas em primeiro lugar, na categoria empresa aérea, e CHC Helicópteros, na categoria táxi-aéreo.
Resultados – Aeroportos
Esta edição do programa contou com 45 participantes, abrangendo as 4 categorias do RBAC nº 153. As melhores pontuações em cada grupo foram conquistadas pelos aeroportos a seguir:
Até 200 mil ageiros por ano
- Primeiro colocado: São Paulo Catarina Aeroporto Executivo;
- Segundo colocado: Tefé Airport;
- Terceiro colocado: Cruzeiro do Sul Airport.
Até 1 milhão de ageiros por ano
- Primeiro colocado: Rio Branco Airport;
- Segundo colocado: Porto Velho Airport;
- Terceiro colocado: Aeroporto de Juazeiro do Norte.
Até 5 milhões de ageiros por ano
- Primeiro colocado: Aeroporto Internacional de Maceió;
- Segundo colocado: Aeroporto de João Pessoa;
- Terceiro colocado: Floripa Airport.
Acima de 5 milhões de ageiros por ano
- Primeiro colocado: Aeroporto Internacional de Belo Horizonte;
- Segundo colocado: Salvador Bahia Airport;
- Terceiro colocado: Porto Alegre Airport.
Os programas Aeroportos Sustentáveis e Sustentar são instrumentos de incentivo não regulatório da ANAC para disseminar ações sustentáveis e promover a redução dos impactos da aviação civil sobre o meio ambiente, decorrentes das operações de aeroportos e empresas áreas, respectivamente. A adesão dos participantes é voluntária e a avaliação considera critérios estabelecidos em edital específico.
Informações da ANAC