6vbc

Após apoiar as missões de pesquisa do Centro de Pesquisa Glenn da NASA, em Cleveland, por mais de uma década, uma aeronave S-3B Viking da NASA está agora deixando o local para iniciar uma nova e honrosa missão.
A aeronave está indo para o National POW/MIA Memorial and Museum, em Jacksonville, Flórida, onde ficará em exposição, homenageando todos os Prisioneiros de Guerra (POW – Prisoners of War), aqueles Desaparecidos em Combate (MIA – Missing in Action) e as famílias que buscam o retorno de seus entes queridos.
O museu oferece aos visitantes um lugar de conforto para refletir, aprender e ouvir histórias sobre os militares americanos POW e MIA por meio de exposições e eventos.
“Estamos honrados em fazer parte disso”, disse JD Demers, chefe de Operações de Aeronaves do NASA Glenn. “Mover o S-3 é um ganha-ganha para todos. O museu recebe uma aeronave em excelente estado, e o nosso S-3 continua tendo uma vida significativa.”
Originalmente projetado pela Lockheed Martin como uma aeronave de guerra antissubmarino, o S-3B Viking da NASA viajará até seu novo lar, localizado no antigo Naval Air Station Cecil Field, onde os S-3B Vikings já voaram. Ele será exibido com uma placa que reconhece os 54 militares que morreram em missões de voo do S-3.
“É realmente uma grande sorte para nós que este S-3 tenha uma fuselagem tão bem cuidada e bonita que possamos usar como parte desta praça”, disse Ed Turner, diretor executivo do National POW/MIA Memorial and Museum. “O Cecil Field foi a base da Costa Leste dos S-3B Vikings, então temos orgulho de tê-lo aqui em exposição como uma das aeronaves históricas de Cecil.”
Este S-3 apoiou pesquisas de voo vitais da NASA doando peças para sua aeronave irmã, outro S-3B Viking, que foi aposentado em 2021 como o último exemplar do modelo que ainda voava no mundo. Por meio da doação de suas peças, o S-3 contribuiu para pesquisas em comunicações na mobilidade aérea avançada e para o monitoramento do crescimento de florescimentos de algas no Lago Erie.
“Ter essa aeronave acrescentou mais 10 anos de vida ao seu avião irmão”, disse Demers. “Esses 10 anos foram vitais para a pesquisa. Este avião nos permitiu continuar voando aquela aeronave depois que a Marinha aposentou os S-3B Vikings em 2009. Não teríamos conseguido encontrar as peças.”
A Marinha dos EUA voou com os S-3 Vikings principalmente em três locais: North Island Naval Air Station, Naval Air Station Cecil Field e Naval Air Station Jacksonville.
“Existem três bases em três localidades que costumavam voar S-3s, e agora cada área tem um S-3 como parte de sua exposição”, disse Demers. “Ele pertence àquele lugar. Está voltando para sua casa original.”
Informações da NASA