
Na Região Metropolitana de Fortaleza, a carcaça de um Boeing 727-200 está prestes a se transformar em um marco para educação ambiental e reciclagem. Posicionada ao lado da rodovia do 4º Anel Viário, em Maracanaú, a aeronave, que leva a matrícula PR-AIB, foi adquirida pela empresa Sucata Aeroporto.
O avião, que estava no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, de São Luís, no Maranhão, e inicialmente causou certa curiosidade quando foi colocado à venda no site OLX em 2019, está agora destinado a receber um novo propósito, repleto de potencial educativo e cultural.
Com uma longa história de serviço, o Boeing 727-227(Adv)(F) fabricado em 1977 voou pelas companhias Branniff, Continental, e Express.net Airlines antes de ar à frota da Air Brasil em 2007.
A companhia aérea brasileira especializada no transporte de carga operou até 2010, quando foi proibida de voar pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) devido a problemas técnicos em suas aeronaves. As operações da empresa foram encerradas em 2012, deixando suas duas aeronaves Boeing 727, o PR-AIB e o PR-MTJ, abandonadas em São Luís.
Os dois vídeos a seguir mostram o taxiamento e a decolagem do jato em Teresina (PI), cerca de 10 anos atrás:
Agora, o PR-AIB ará por reforma para se transformar em um espaço dedicado à educação ambiental, com ênfase na reciclagem. A expectativa é que o projeto se torne uma atração educativa única na área, especialmente voltada para escolas e entusiastas da sustentabilidade, com inauguração prevista para 2025.
As publicações a seguir mostram fotos e vídeos feitos pela Sucata Aeroporto ao longo de dezembro de 2024, durante o processo de retirada do Boeing 727 de São Luis e transporte até Maracanaú:
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.