
Ao menos uma aeronave C-130 Hércules foi atingida durante um ataque com mísseis realizado pela Índia contra uma base aérea do Paquistão.
O avião foi visto em chamas após grandes explosões serem ouvidas e filmadas na Base Aérea de Nur Khan, localizada ao sul da capital Islamabad. Essa base está a menos de 100 quilômetros da região da Caxemira, historicamente disputada entre Paquistão e Índia, e a menos de 200 quilômetros da fronteira oficial e reconhecida entre os dois países.
Nenhum esquadrão de aviões de caça ou ataque está sediado nessa base, mas sim aeronaves de transporte, incluindo parte das 20 unidades do cargueiro Lockheed C-130/L-100 Hércules e quatro jatos russos Ilyushin IL-78 (versão de reabastecimento em voo do IL-76), utilizados pela Força Aérea do Paquistão (PAF).
Nas imagens gravadas por paquistaneses que moram nas proximidades da base, é possível ouvir as explosões e ver uma grande quantidade de chamas, além de densa fumaça. No meio do incêndio, é visível a silhueta de uma aeronave Hércules, com as chamas já consumindo parte da asa direita.
It appears that a Pakistani Air Force C-130 military transport plane caught fire following Indian missile strikes on the Nur Khan Air Base. https://t.co/GGQU2jcFCY pic.twitter.com/qdNmk8fFvG
— Status-6 (Military & Conflict News) (BlueSky too) (@Archer83Able) May 9, 2025
India has reportedly conducted a strike on Pakistan Air Force Base Nur Khan, located in Islamabad, with indications suggesting the use of cruise missiles. If confirmed, this represents a major escalation, marking the first reported strike deep within Pakistan’s capital region.… pic.twitter.com/CclnRNUc52
— GMI (@Global_Mil_Info) May 9, 2025
A Índia utilizou mísseis de cruzeiro (modelo ainda não identificado) para atacar a base, após o início do conflito motivado por um ataque terrorista de um grupo paquistanês que executou 20 turistas indianos. Desde então, confrontos localizados têm ocorrido na Caxemira, incluindo um combate aéreo que resultou na perda de ao menos três caças indianos, entre eles um Dassault Rafale, de fabricação sa.