
A Lufthansa Technik informa que, após três anos iniciais de lavagens Cyclean de motor com benefícios notáveis para a frota mundial do C-17 Globemaster III, a Boeing agora estendeu o contrato de serviço até o final de 2027.
Todos os anos, a empresa alemã de manutenção, reparo e revisão (MRO) e seus parceiros realizam cerca de 2.000 dessas lavagens de água sob alta pressão dos motores Pratt&Whitney PW2000 dos aviões de transporte (designação militar: F117-PW-100).
Esses serviços tornaram as mais de 270 aeronaves em serviço até 1% mais eficientes em termos de combustível, além de melhorar sensivelmente a margem de temperatura dos gases de escape (EGT) dos motores e o tempo sem serem removidos da asa.

As lavagens de motor Cyclean da Lufthansa Technik são realizadas por prestadores de serviço aprovados em todo o mundo, coordenados pelo departamento de Serviços de Ciclo de Vida de Motores da empresa em Frankfurt, Alemanha.
Um desses parceiros é a Certified Aviation Services LLC, que sozinha atende 17 localizações da Força Aérea dos Estados Unidos na América do Norte. Outras oito estações internacionais são atendidas pelos outros parceiros contratuais locais da Lufthansa Technik.
“É ótimo ver que, além de mais de 80 companhias aéreas comerciais ao redor do mundo, nosso sistema inovador e constantemente aprimorado Cyclean de lavagem de motores também é valorizado por um número significativo de forças aéreas”, disse Maarten Kuilman, Gerente de Serviços de Ciclo de Vida de Motores na Lufthansa Technik. “Operações militares em condições muitas vezes adversas são a disciplina máxima para a durabilidade dos motores de aeronaves. Estamos muito orgulhosos de que nosso desempenho com Cyclean na massiva frota global de C-17 tenha cumprido completamente sua promessa.”
O C-17 é uma grande aeronave de transporte militar para missões de transporte aéreo tático e estratégico, transportando tropas e carga ao redor do mundo. Outras funções incluem evacuação médica e lançamentos aéreos. Os operadores cobertos pelo contrato com a Boeing incluem a Força Aérea dos Estados Unidos, a OTAN, a Força Aérea do Kuwait, a Força Aérea do Qatar Emiri, a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, a Força Aérea Indiana, a Royal Air Force, a Royal Australian Air Force e a Royal Canadian Air Force.
No portfólio de serviços Cyclean, o Globemaster III desempenha um papel especial, pois também opera em pistas não pavimentadas, o que aumenta significativamente o número de partículas de sujeira ingeridas e acumuladas pelos motores. Isso é efetivamente combatido por lavagens Cyclean adicionais após um certo número de operações em pistas não pavimentadas.
Informações da Lufthansa Technik