
Acaba de chegar ao Brasil neste início da tarde de sábado, 28 de setembro, um exemplar do maior modelo de avião de transporte civil de cargas do mundo, o Antonov AN-124, trazendo uma carga que nenhum outro avião é capaz de embarcar.
Tendo partido de Hong Kong, na China, na quinta-feira, 26, com uma escala para descanso de tripulação e reabastecimento no Quênia, o grande avião, operado pela ucraniana Antonov Airlines, pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), às 13h10. A aproximação pode ser vista novamente no vídeo a seguir, do canal Aviation TV Brasil:
Entusiastas da aviação também fizeram gravações e fotos nas proximidades do aeroporto, conforme mostrados a seguir:

Como reportado previamente pelo AEROIN, o AN-124 foi contratado para trazer uma carga especial, pois as dimensões desta não permitem o seu embarque em outros modelos de aviões. Com sua grande abertura frontal, pela elevação do nariz, o Antonov tem uma abertura de até 6,4 metros de largura por 4,4 metros de altura.
Segundo informações de uma fonte relacionada à operação, a carga embarcada na China e que será desembarcada a partir desta tarde no RIOgaleão é um grande barco de salvamentos e evacuações marítimas, que possui em torno de 3 metros de largura e de altura, além de quase 11 metros de comprimento, podendo acomodar dezenas de pessoas.

Assim, nenhum dos demais grandes aviões cargueiros possui uma abertura frontal ou lateral de fuselagem para que seja possível entrar um item tão grande. Se não fosse a grande abertura do AN-124, provavelmente a única forma de transporte do barca salva-vidas seria por navio, em uma jornada muito mais longa do que os 3 dias deste voo.
Pela programação da aeronave, e decolagem deve ocorrer somente na noite do domingo, 29 de setembro, às 22h00, sem transporte de carga.
Um dos maiores aviões do mundo e símbolo da indústria ucraniana desde a época da União Soviética, o Antonov AN-124 Ruslan tem 69 metros de comprimento e 21 metros de altura, podendo levar até 150 toneladas de carga. Seu recorde em operação comercial é de 135 toneladas, quando, em 1993, levou um gerador elétrico da Siemens, da Alemanha para a Índia.
O Antonov 124 se tornou o maior modelo de avião cargueiro civil em operação no mundo, em diversos de seus aspectos técnicos e operacionais, depois que o seu “irmão” maior, o AN-225 Mriya, que só possuía uma unidade construída, foi destruído na Ucrânia nas primeiras semanas dos ataques da Rússia.
Segundo a RIOgaleão, a carga é destinada à indústria de óleo e gás fluminense. A última vez que uma aeronave desse modelo pousou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi em dezembro de 2020.






O RIOgaleão conta com a maior pista de pouso e decolagem do Brasil, com mais de 4 km de extensão, além de uma infraestrutura robusta para receber aeronaves desse porte.
“A chegada do Antonov ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro reforça o papel do RIOgaleão como motor da economia e hub estratégico no Brasil para operações logísticas de grande porte, além de validar a eficiência e confiança de nossos clientes e parceiros para voos cada vez mais desafiadores”, comenta Leandro Lopes, Gerente Comercial do RIOgaleão Cargo.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.