
A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anuncia que a edição deste ano da conferência Wings of Change Americas (WOCA) acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, no Grand Hyatt Hotel, em Bogotá, Colômbia, com a Avianca como empresa aérea anfitriã.
O principal evento do setor da aviação na América Latina e no Caribe será realizado sob o tema “A Fronteira da Conectividade: Explorando Novas Oportunidades na Região”.
A programação destaca a importância crucial da colaboração entre a indústria da aviação e os órgãos governamentais, com foco específico em melhorar a conectividade e a competitividade regional. Os tópicos abordados incluem: viagens e turismo, tecnologia e inovação, operações, sustentabilidade e distribuição.
Frederico Pedreira, CEO & Presidente da Avianca, e Peter Cerdá, Vice-Presidente Regional das Américas da IATA, falarão no evento juntamente com muitos dos principais CEOs de empresas aéreas da região, tais como:
– Roberto Alvo – CEO, LATAM Airlines Group;
– Pedro Heilbron – CEO, Copa Airlines;
– Estuardo Ortiz – CEO, JetSMART Airlines;
– Adrian Neuha – CEO, Abra Group;
– Erika Zarante Bahamón – CEO, LATAM Airlines Colômbia.
Refletindo o objetivo da conferência de criar soluções em toda cadeia de valor da aviação, o grupo de palestrantes também inclui diversos representantes do setor, como:
– Arturo Barreira – Presidente, Airbus América Latina e Caribe;
– Natalia Bayona – Diretora Executiva, UN Tourism;
– Ricardo Bernardi – Sócio, Bernardi & Schnapp;
– Carolina Betancourt – Gerente de Projetos SAF, BioD S.A;
– Rafael Echevarne – Diretor Geral, ACI-LAC;
– Natalí Leal – Gerente Geral, OPAIN;
– Victoria Platt – Vice-Presidente de Estratégia e Transformação de Companhias Aéreas, SITA;
– Roberto Roselli – CEO, Plus Ultra;
– Harris Whitbeck – Ministro do Turismo, República da Guatemala.
A IATA ressalta que a indústria da aviação é uma grande impulsionadora do desenvolvimento econômico e social em toda a América Latina e Caribe. O setor apoia mais de 8,3 milhões de empregos e gera uma contribuição econômica de aproximadamente 240 bilhões de dólares para o PIB (2023). As estimativas indicam que esses números devem praticamente dobrar até 2043, alcançando 15 milhões de empregos e 500 bilhões de dólares em contribuição ao PIB.
Bogotá foi escolhida como sede do evento devido à crescente importância do mercado de aviação colombiano. Em 2023, a cadeia de valor do transporte aéreo contribuiu com 15,5 bilhões de dólares (ou 4,3%) para o PIB da Colômbia e sustentou cerca de 921 mil empregos.
Detalhes completos e a programação atual estão disponíveis no site oficial do evento. Informações sobre inscrição podem ser encontradas clicando aqui.
A Conferência Wings of Change Americas está agora em sua 15ª edição e é complementada pelas conferências Wings of Change na África e Europa, programadas para os dias 8 e 9 de julho de 2025, em Dacar, Senegal, e 18 e 19 de novembro de 2025, em Bruxelas, Bélgica.
Informações da IATA