
Um Embraer E195-E2 da Azul Linhas Aéreas, registrado como PS-AEU, estava realizando o voo AD-4043 de Recife para o Rio de Janeiro no dia 30 de setembro, quando a tripulação detectou problemas elétricos enquanto a aeronave estava a uma altitude de 38.000 pés (cerca de 11.600 metros), aproximadamente 277 quilômetros ao sul de Salvador, na Bahia. 263g1r
O comandante decidiu retornar e desviar o voo para Salvador. Durante a trajetória até o pouso, a aeronave circulou em espera. O avião aterrissou na pista 10 do aeroporto de Salvador cerca de 70 minutos após a interrupção do estágio de cruzeiro.
Como informa o The Aviation Herald, após o pouso, a aeronave foi rebocada da pista aproximadamente 25 minutos depois da aterrissagem.
Os ageiros relataram que o sistema de ar-condicionado começou a produzir sons estranhos, com luzes piscando de forma descontrolada e um sinal sonoro persistente. A tripulação acordou todos os ageiros e orientou-os a remover óculos, fones de ouvido, sapatos de salto alto e objetos cortantes, e a assumirem a posição de segurança para o pouso.
Inicialmente, o foi relatado na mídia que se tratava de uma aterrissagem de emergência, mas posteriormente rotulou a manobra como uma aterrissagem prioritária. A companhia aérea afirmou que a aeronave desviou devido a um problema técnico, negando que se tratasse de uma emergência.