
A missão do Serviço Aerotático da Polícia Civil de São Paulo em 13 de janeiro foi especial por dois motivos: era a primeira missão na aviação da delegada Ana Carolina Del Picchia Nogueira Gonzalez e foi a primeira vez que uma mulher pilotou um helicóptero da Polícia Civil. O treinamento da delegada Ana durou um ano, e a expectativa agora é abrir caminho para mais mulheres.
“Conseguir entender que o nosso papel é estar onde o homem está. Não queremos ser melhores, mas sim poder ocupar os mesmos espaços, nas mesmas condições”, disse a delegada. “Estar aqui e poder abrir portas para outras mulheres é uma grande alegria. Só tenho a agradecer por ter conseguido essa oportunidade. Espero conquistar novas colegas”, afirmou.
A delegada tem 37 anos e começou sua carreira em 2020. No ano seguinte, ou a atuar na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Francisco Morato, onde assumiu a titularidade em 2022, permanecendo no cargo até outubro de 2024.
Apaixonada pela carreira policial, Ana sempre gostou de voar e se interessou pelo trabalho operacional da Polícia Civil. Considerou a oportunidade inusitada, pois havia 15 anos que não era aberto um concurso para piloto do Serviço Aerotático (SAT). Apesar das dificuldades, decidiu se inscrever, mas cogitou desistir.
No entanto, após receber uma ligação da Academia de Polícia (Acadepol), na qual ouviu a frase “finalmente uma mulher se inscreveu”, encontrou motivação para seguir adiante. “É uma grande satisfação pessoal”, comentou.
Após um ano de cursos e treinamentos, a delegada assumiu sua primeira missão em janeiro deste ano. “Minha maior inspiração como policial e piloto é servir à população da melhor forma possível”, afirmou. “Estamos aqui para garantir uma segurança efetiva para a sociedade.”
Serviço Aerotático
O SAT da Polícia Civil é subordinado ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) e realiza ações de apoio ao trabalho policial de campo, investigação e cumprimento de mandados, além do transporte de órgãos.
Atualmente, a unidade opera com dois helicópteros e dois aviões, e há um processo de aquisição de outros dois helicópteros modernos. Para se tornar piloto do SAT, é necessário ser delegado de polícia e prestar concurso interno da instituição.
Leia mais: