
Na manhã da última quinta-feira (28), a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu uma audiência pública para discutir a ampliação e reforma do Aeroporto Regional de Barreiras.
A iniciativa foi proposta pelo deputado Antonio Henrique Jr. e presidida pelo deputado Eduardo Salles (PP). O evento contou com a participação dos deputados federais João Leão e Mário Negromonte Júnior, assim como de especialistas das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e Turismo (Setur), prefeitos da Região Oeste e outras autoridades.
A principal demanda é que o projeto do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, em Barreiras, seja efetivamente concretizado com agilidade. Antonio Henrique Jr., à frente das discussões, enfatizou a relevância da reforma e expansão do aeroporto para o estado da Bahia.
Construído nos anos 1940 pelos norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial, o aeroporto permaneceu estagnado no tempo, apesar de ser o quarto em recebimento de ageiros em toda a Bahia, ficando atrás apenas dos aeroportos de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. Atualmente, o aeroporto opera com seis voos diários, sendo dois com destino a Brasília, dois para Salvador e dois para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.
O parlamentar apresentou um vídeo com a campanha Barreiras Decola, em que diversos representantes de setores istrativos e produtivos da Região Oeste solicitam a ampliação do equipamento, que hoje ainda não pode receber aeronaves de maior porte, como boeings.
“A gente sabe o quanto o Oeste representa para a Bahia. E esse aeroporto é para dar cada vez mais desenvolvimento, crescimento para a região”, declarou o deputado.
O engenheiro Saulo Pontes, chefe da Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT), órgão ligado à Seinfra, disse que a obra de requalificação do Aeroporto de Barreiras depende da análise e aprovação da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Segundo ele, o Governo Federal programou um investimento de R$ 100 milhões para o projeto, advindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com Pontes, o projeto, que foi concluído em 2018, teve que ser adaptado após mudanças na legislação em 2020, causando atraso. A pandemia também fez com que houvesse demora.
A Seinfra, no entanto, já entregou, este ano, as adequações e complementações do projeto de requalificação e ampliação da pista de pouso e decolagem para nova análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). A ideia, segundo Saulo Pontes, é ampliar a pista de pouso e decolagem de 1.600 metros para 1.950 metros, com capacidade para receber Boeings 737.
O terminal de ageiros também será atualizado, indo dos atuais 600 metros² para 2.200 m², com capacidade para 264 pessoas. Um estacionamento será construído e equipamentos para funcionamento do aeroporto serão instalados, como raio-x, transporte de bagagens, mobiliário, balizamento noturno, farol rotativo, biruta e percurso de aproximação de precisão.
Presidente da Comissão de Infraestrutura, o deputado Eduardo Salles destacou que Barreiras tem um grande potencial econômico e que a requalificação do aeroporto da cidade, por sua necessidade e urgência, deve ser “uma pauta abraçada por todos os parlamentares, independentemente das bandeiras políticas”.
O deputado federal Mário Negromonte Júnior disse é preciso ampliar os aeroportos da Bahia. Ele também destacou o potencial econômico do município e lamentou ainda ver uma estrutura muito modesta ao chegar ao aeroporto local. “Imagine boeings aterrissando nesse aeroporto. Quanto de desenvolvimento não levará à região?”, disse.
Negromonte disse ainda que o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, avisou que serão necessárias emendas dos deputados para complementar ações do PAC nas regiões. “Se necessário, eu e (o deputado federal) João Leão iremos dar a nossa contribuição. Se existe um aeroporto que precisa de ampliação, é este. Me coloco à disposição e tenho certeza de que o Governo do Estado e o Governo Federal vão trabalhar para acelerar essa obra tão necessária para desenvolvimento da Bahia”, declarou.
Também presente à reunião, o deputado e ex-governador João Leão afirmou que destinará R$ 10 milhões de emendas parlamentares à obra do Aeroporto de Barreiras e que capitaneará outros deputados para que também deem sua colaboração. Ele cobrou ainda que seja feito também um terminal de carga no aeroporto, pois traria grande desenvolvimento à região oeste.
Informações da Assembleia Legislativa da Bahia
Leia mais: