
O Museu Aeroespacial (MUSAL) informa que, devido aos danos causados pelas fortes chuvas e ventos ocorridos na tarde da última sexta-feira, 20 de dezembro de 2024, na região do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, a visitação ao museu ará por ajustes temporários para garantir a continuidade das operações e a segurança de todos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a estação meteorológica da Vila Militar registrou ventos de até 82 km/h entre 15h e 16h daquele dia. A cidade do Rio de Janeiro entrou em Estágio 2, conforme o Centro de Operações Rio, às 16h45, indicando riscos de impactos na cidade.
No MUSAL, a tempestade ocasionou danos nas estruturas em áreas de visitação e apoio, incluindo o destelhamento parcial do anexo da exposição permanente “FAB na Guerra”.
Embora o acervo tenha sofrido danos mínimos, o museu informa que a aeronave Piper L-4H Grasshopper apresentou quebra parcial no para-brisa e mossas (amassados) no capô do motor, a aeronave Republic P-47 Thunderbolt sofreu pequenas mossas no capô do motor e um manequim que veste um macacão de voo foi atingido.

A equipe do museu agiu rapidamente para proteger o patrimônio, tomando medidas emergenciais para evitar maiores danos.
O Museu Aeroespacial retomará a visitação a partir da quinta-feira, dia 26 de dezembro, com o percurso de visitação reconfigurado para permitir que o público continue a usufruir do acervo, enquanto o processo de reestruturação das áreas atingidas segue em andamento.
O Museu Aeroespacial está fechado nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, em virtude das comemorações de Natal e Ano Novo.
“Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos nosso compromisso com a preservação e divulgação da memória da aviação brasileira. Para atualizações sobre o estado do Museu e detalhes sobre a visitação, acompanhe nossas redes sociais e o site oficial www.fab.mil.br/musal“, finaliza o MUSAL.
Informações do MUSAL