
O Boeing 747-400F* operado pela russa Air Bridge Cargo (ABC) do grupo Volga-Dnepr, está chegando agora de manhã a São José dos Campos, para buscar o satélite sino-brasileiro CBERS-4. A operação de paletização e aduaneira será feita pela Vision Log, uma empresa do Grupo Centaurea.
O satélite é uma parceria entre a China e o Brasil. Foram quase dezoito meses para a montagem completa e verificação da estrutura, solar, sistemas e câmeras que, do Espaço, ajudarão o Brasil a contribuir para o desenvolvimento sustentável da Terra.
O CBERS-4A ou por testes vácuo-térmicos, de interferência e compatibilidade eletromagnéticas, vibração e acústica, entre outros, concluídos no final de abril. Em seguida, o satélite foi embalado e agora aguarda o embarque.
A aeronave está, nesse momento, em território brasileiro, com pouso previsto para as 9h00. O avião será carregado e tem decolagem prevista para às 22h50 rumo ao Aeroporto de Tenerife Sul nas Ilhas Canárias onde faz uma parada para reabastecimento prosseguindo depois para Moscou e finalmente Pequim, onde chega no dia 30.
Acompanhe-nos ao longo do dia de hoje para todas as informações dessa operação.
* Estava previsto inicialmente um 747-8, mas houve uma alteração para o 744F.