
Uma cena no mínimo curiosa foi flagrada nos EUA, quando um avião Hércules reabastecia um helicóptero que içava um caça F-35. 3nc2g
O voo foi realizado na Costa Leste dos EUA sobre o Oceano Atlântico e envolveu um Lockheed KC-130T Hércules do esquadrão VGMR-234 do Corpo de Fuzileiros Navais (Marines), um helicóptero Sikorsky CH-53K King Stallion do VMX-1 dos Marines, e um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II.
O transporte foi feito entre a Estação Aeronaval de Patuxent River, onde a Marinha e Fuzileiros fazem testes de novas aeronaves e seus sistemas, para a Base Aérea Conjunta McGuire.
São 250 quilômetros de distância entre as duas bases, que o F-35C não pode cumprir voando por ser um aeronave de testes já fora de operação, sendo inclusive retirado parte das asas, motores e equipamentos que são essenciais para o voo.
Este F-35C em específico foi um dos primeiros protótipos do Projeto t Strike Fighter, que começou em meados da década de 90 para desenvolver um caça furtivo que pudesse atender as três forças aéreas dos EUA (USAF, US Navy e Marines) e também seus aliados.
O CH-53K é o maior helicóptero militar em operação hoje nos EUA, sendo usado para transporte de tropas e também de equipamento de maneira externa, como foi feito com o F-35:
Não é todo dia que se vê um Hércules abastecendo um helicóptero imenso que carrega um caça stealth
— AEROIN (@aero_in) April 26, 2024
KC-130T dos Fuzileiros abastecendo um CH-53K da corporação enquanto este iça um caça F-35C da Marinha pic.twitter.com/bjzOOpOc1e
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.