Início Aviação Militar

Em vídeo, veja como serão as instalações do MAPA, o Museu Aeroespacial Paulista que será feito no Campo de Marte

Imagem capturada do vídeo apresentado abaixo

Conforme reportado pelo portal Aerojota, a Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou um vídeo mostrando como será o MAPA – Museu Aeroespacial Paulista:

Os detalhes vistos no vídeo acima foram apresentados no último dia 06 de fevereiro, quando o IV Comando Aéreo Regional, localizado no Aeroporto Campo de Marte, foi palco do evento de lançamento do Projeto MAPA – Museu Aeroespacial Paulista.

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) abriu uma conferência destacando a importância histórica e os desafios enfrentados pelo Campo de Marte, especialmente o longo embate jurídico entre a União e o município de São Paulo. Durante anos, o processo bloqueou investimentos significativos no local, impedindo a modernização de suas instalações e a implementação de novos projetos culturais e educacionais.

Agora, com a questão resolvida por meio de um acordo judicial, o Campo de Marte se prepara para uma nova fase de desenvolvimento, sendo o Museu Aeroespacial Paulista o símbolo principal. O município de São Paulo ficou com cerca de 400 mil m², onde será implantado o Parque Municipal Campo de Marte, cuja inauguração está prevista para os próximos meses. A FAB, que mantém uma parte significativa do terreno, também cedeu uma parcela para a construção de um Colégio Militar.

Segundo o Comandante da FAB, o desbloqueio do terreno permitirá a realização de novos projetos: “Agora chegou o momento de realizarmos projetos que há muito tempo estão parados, e o principal deles é a criação e construção do Museu Aeroespacial Paulista – MAPA -, que será um marco na história do Campo de Marte, da aviação brasileira e principalmente da população paulista.”

Imagem capturada do vídeo apresentado acima
Imagem capturada do vídeo apresentado acima

Outro destaque é o acordo firmado com o Museu Asas de um Sonho (antigo Museu TAM), no final de 2024. Por meio de um contrato de comodato, parte do acervo do museu será transferida ao novo espaço, enriquecendo sua coleção com peças icônicas da aviação brasileira e mundial.

O MAPA contará com um acervo de cerca de 80 aeronaves, divididas igualmente entre as coleções da FAB e do Museu Asas de um Sonho. Marcos Amaro, presidente do museu e filho do fundador da TAM Linhas Aéreas, Rolim Amaro, ressaltou a relevância da cooperação: “Essa cooperação, com a contribuição de 40 peças de cada parte, é um o significativo para valorizar a história da aviação no Brasil”.

Durante o evento, o Tenente-Brigadeiro Walcyr Josué de Castilho Araujo apresentou as etapas já concluídas do projeto, como os estudos iniciais, a elaboração do conceito inovador e o levantamento preliminar dos custos.

Ele também detalhou os próximos os, incluindo a celebração de acordos com a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado para viabilizar a gestão técnica do museu, garantindo a implementação das obras, o planejamento de manutenção eficiente contínua e a criação de um grupo de apoio com a participação de empresários, moradores locais e organizações como a Sociedade Amigos da Aeronáutica (SOMAERO), para garantir o sucesso do projeto a longo prazo.

O Coronel da FAB Engenheiro Frank Cabral de Freitas Amaral apresentou o conceito inovador do Museu Aeroespacial Paulista, que contará com diversos espaços planejados para atender os visitantes, tais como:

– Edifício Garagem: estacionamento para veículos e motos;

– Pátio para ônibus: para receber os alunos de escolas e grupos;

– Cafeterias e restaurantes: espaços de convivência e alimentação;

– Hangar de Exposição: para contemplação e conhecimento;

– Hangar para restauração e oficina do acervo: Para manutenção e conservação do acervo;

– Pavilhão de exposições: Para eventos e exposição temática;

– Parque linear com ciclovia: para aproveitamento de todo o espaço pelos visitantes;

– Praça Esquadrilha da Fumaça: lugar alusivo ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

A entrada principal do museu será pela Avenida Braz Leme, facilitando o o dos visitantes e promovendo a conectividade com a ciclovia que contará com o permanente.

Imagem capturada do vídeo apresentado acima

Com previsão de inauguração dentro de dois a três anos, e com um investimento de cerca de R$ 350 milhões de reais, o projeto promete ser um marco na revitalização do Campo de Marte e na valorização do patrimônio aeronáutico brasileiro.