
O fim de uma sanção às bananas do Equador levou o país a desistir de enviar helicópteros russos para a Ucrânia em um acordo com os EUA. O acordo havia sido firmado no início do mês, quando o país sul-americano prometeu transferir seus 8 helicópteros Mil Mi-171, de fabricação russa e operados pelo seu Exército, para a Ucrânia.
Em troca, os EUA enviariam a mesma quantidade de helicópteros, mas do modelo Sikorksy UH-60 Blackhawk, novos de fábrica. O negócio seria bom para os equatorianos, que desejavam renovar sua frota de transporte de asas rotativas, principalmente diante da recente crise de segurança que paralisou o país quando o Presidente Daniel Noboa decidiu combater os traficantes e os cartéis de droga.
Mas a Rússia ficou sabendo do negócio e decidiu agir. Segundo a Bloomberg reporta, Moscou já havia avisado que não daria mais e de manutenção para os helicópteros caso Equador decidisse enviá-los pra a Ucrânia.
Com isso, houve uma reaproximação com o governo equatoriano, que no mês ado havia recebido um aviso que 5 empresas produtoras de banana (incluindo a do pai do presidente) não poderiam mais exportar para a Rússia após o país encontrar pestes e bichos nas últimas entregas.
Agora, esta sanção foi retirada e o governo equatoriano concordou em não trocar os helicópteros com os EUA, desde que a Rússia também retomasse o apoio logístico para a frota de Mi-171. Desta maneira o governo americano terá que mudar o fornecedor dos helicópteros que enviaria à Ucrânia.
The “swap” deal for UH-60s to Ecuador (🇪🇨) is more than likely off due to Ecuador canceling plans for transferring Russian-built (🇷🇺) Mil Mi-17s to the United States (🇺🇸). https://t.co/kkodbwITbt
— SA Defensa (@SA_Defensa) February 17, 2024
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.