
A empresa norte-americana Rotor Technologies informa que a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) confirmou que o veículo aéreo não tripulado (VANT) Rotor R550 Sprayhawk está em conformidade com o Regulamento Especial da ANAC para Aeronaves Não Tripuladas de Uso Civil, permitindo o início das operações agrícolas comerciais no Brasil.

O Sprayhawk é uma variante não tripulada do helicóptero Robinson R44 que possui um peso máximo de decolagem (MTOW) de 2.500 libras e uma capacidade de pulverização de mais de 110 galões, permitindo cobrir mais de 200 acres por hora a um custo por acre menor do que VANTs menores ou plataformas tripuladas comparáveis.
A permissão aplica-se à aplicação comercial de agroquímicos, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes em áreas desabitadas e operadas sob condições de linha de alcance visual (VLOS) ou linha de alcance visual estendido (EVLOS), com um teto operacional de até 400 pés (120 metros) sobre o solo (AGL). As operações começarão com um piloto remoto de segurança, que deve ter uma Licença de Piloto Comercial e completar o treinamento de fábrica da Rotor.
A ANAC é o primeiro órgão regulador do mundo a permitir operações comerciais para o Sprayhawk. A Rotor está atualmente buscando aprovação da FAA para operações agrícolas comerciais nos EUA através de exceções, similares às concedidas para outros VANTs agrícolas, como o DJI Agras T50.
“O apoio da ANAC para aeronaves não tripuladas avançadas como o Sprayhawk reforça seu papel como uma agência reguladora inovadora e visionária,” disse o CEO da Rotor, Hector Xu. “A tecnologia não tripulada e autônoma manterá os pilotos seguros ao mesmo tempo em que estimula o ecossistema de inovação do Brasil, promove a criação de empregos e fortalece sua indústria agrícola.”
O Sprayhawk será inicialmente oferecido como um kit de retrofit pós-venda, permitindo que helicópteros tripulados Robinson R44 sejam convertidos em Sprayhawks por certos centros de serviço Robinson.
Existem aproximadamente 400 R44s atualmente operando no Brasil. A Rotor e a Robinson também estão trabalhando juntas para entregar novas aeronaves R550 para atender ao mercado brasileiro.
“A rede estabelecida de distribuidores da Robinson Helicopter Company ganha uma oportunidade significativa de expandir negócios agrícolas no Brasil através da comercialização e distribuição do Sprayhawk,” disse o Presidente e CEO da Robinson Helicopter Company, David Smith. “A combinação dos baixos custos operacionais da plataforma Robinson R44 e a tecnologia de pilotagem remota da Rotor Technologies oferece uma alternativa atraente para aeronaves de asa fixa ou pequenos drones.”
Para consultas sobre o kit de conversão do Sprayhawk e disponibilidade de aeronaves no Brasil, a Rotor recomenda que seja feito contato com ela ou que se procure um distribuidor local da Robinson Helicopter.
Informações da Rotor