
A istração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) emitiu uma diretiva de aeronavegabilidade (DA) urgente nesta segunda-feira (8) para muitas aeronaves do modelo Boeing 737, após várias companhias aéreas relatarem um problema com as máscaras de oxigênio de emergência dos ageiros, que poderiam não funcionar em caso de descompressão.
Nos Boeing 737, o oxigênio de emergência para os ageiros é fornecido por geradores individuais de oxigênio químico. Se um gerador falhar, o suprimento de oxigênio para até três assentos pode ser afetado, enquanto os demais assentos ainda devem receber oxigênio normalmente.
A FAA tem investigado os geradores individuais de oxigênio em vários modelos 737, incluindo a problemática linha 737 MAX da Boeing, após receber “múltiplos relatos” de várias companhias aéreas sobre problemas com os geradores de oxigênio, informou a Reuters.
O problema decorre de almofadas adesivas que fixam os geradores no lugar na “unidade de serviço de ageiros” no teto da cabine. Em alguns casos, as almofadas adesivas não conseguiram manter os geradores no lugar, fazendo com que se deslocassem.
A FAA afirmou estar preocupada de que os geradores de oxigênio na PSU (unidade de serviço de ageiros) “possam se tornar não funcionais, o que poderia resultar na incapacidade de fornecer oxigênio suplementar aos ageiros durante um evento de despressurização“.
Normalmente, a FAA daria às companhias aéreas, fabricantes e outras partes interessadas pelo menos 30 dias para comentar uma proposta de diretiva de aeronavegabilidade antes de ser adotada. No entanto, neste caso, a FAA está avançando e adotando a AD com efeito imediato.
Em um comunicado, a FAA disse que “encontrou que o risco para o público que voa justifica a renúncia ao aviso e ao comentário antes da adoção desta regra, porque os geradores de oxigênio na PSU podem se deslocar de posição“.
A diretiva de aeronavegabilidade de segunda-feira afetará cerca de 2.612 aviões nos Estados Unidos, e a FAA deseja que as companhias aéreas afetadas realizem as inspeções necessárias e o trabalho de reparo dentro do período usual de comentários.
Leia mais: