Início Aeroportos

Governo cria Grupo de Trabalho para transformar Aeroporto de Ponta Porã em terminal binacional com o Paraguai y575i

Imagem: Infraero

Em um o importante para a integração regional entre Brasil e Paraguai, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (20), em reunião no Ministério em Brasília, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para estruturar um cronograma de ações com o objetivo de transformar o Aeroporto Internacional de Ponta Porã em um aeroporto binacional, operado em conjunto com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero. 3j4e4h

O encontro contou com a presença do prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos; do presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima; do presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Jorge Luís Medina Rivarola; do senador Nelsinho Trad; do deputado federal Dagoberto Nogueira; da conselheira da Embaixada do Paraguai no Brasil, Laura Nuñez; e de Daniel Longo, da área técnica de aeroportos.

O grupo defende a proposta como uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico na região de fronteira.

Segundo o ministro, o projeto está alinhado à estratégia nacional de integração com países vizinhos, especialmente no contexto da Rota Bioceânica, que pretende ligar os oceanos Atlântico e Pacífico por meio da malha de transporte sul-americana.

O Aeroporto Binacional de Rivera, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, será referência para a implementação técnica e jurídica do novo terminal”, afirmou.

A proposta já conta com o apoio de órgãos brasileiros e será debatida com entidades como ANAC, Receita Federal, Polícia Federal, Vigiagro e Anvisa, além de instituições paraguaias. O GT será responsável por articular a viabilização da operação conjunta e aduaneira do aeroporto.

A empresa Aena Brasil, concessionária responsável pelo aeroporto de Ponta Porã, já investe R$ 160 milhões em obras no terminal e manifestou interesse em participar do processo de binacionalização. A expectativa é de que o novo modelo amplie o fluxo de voos, crie conexões diretas com Assunção e viabilize o transporte de cargas, fortalecendo a economia local.

O projeto é um marco para a fronteira e já conta com o apoio do Parlamento Internacional Municipal (Parlim), de autoridades dos dois países e agora do governo federal”, afirmou o prefeito Eduardo Campos. Para ele, a instalação do GT representa o início de um dos projetos mais relevantes de integração logística da América do Sul.

O presidente da Câmara de Ponta Porã, Agnaldo Pereira Lima, também destacou a importância da proposta: “A rota bioceânica é uma oportunidade histórica de integração continental, e o aeroporto binacional é um o decisivo. É um projeto essencial para o desenvolvimento logístico da fronteira e para a geração de empregos e oportunidades para a população”, afirmou.

Informações da Prefeitura de Ponta Porã

Leia mais:

Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.