
A segunda etapa de modernização do Aeroporto de Caruaru, em Pernambuco, está garantida pelo Governo Federal. Por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o principal terminal do agreste do estado receberá R$ 75 milhões, de um total de R$ 150 milhões, para obras de ampliação e requalificação.
Essas intervenções visam proporcionar mais conforto e novas opções de voos aos turistas da cidade e de outros 26 municípios próximos. Incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto terá início nos próximos meses e será concluído em até 24 meses.
Segundo o ministro Costa Filho, “a aplicação de investimentos em aeroportos regionais evidencia o compromisso do Governo Federal em melhorar a infraestrutura aeroportuária brasileira, de modo a democratizar o transporte aéreo. O modal tem um papel crucial na conectividade e integração regional, facilitando o o a diferentes partes do país e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social”.
O aporte para impulsionar o aeroporto e viabilizar novas operações aéreas nos próximos meses será dividido igualmente entre o Governo Federal e o Estado de Pernambuco. Após a requalificação, o terminal expandirá sua conectividade, atendendo a novas regiões do país, com foco no incremento do turismo e na criação de novas oportunidades de trabalho para os moradores.
“Quando a aviação cresce e novos aeroportos são inaugurados, estamos falando de geração de emprego e renda. A cada quatro turistas que visitam a cidade, um emprego é criado”, destacou Costa Filho.
O Governo de Pernambuco contratou o projeto executivo para a realização do empreendimento, que deve ser concluído e apresentado até o final de janeiro. Após essa etapa, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, analisará e aprovará o projeto, autorizando a licitação ainda no mesmo mês.
“É o Governo do presidente Lula gerando mais emprego e renda para os pernambucanos. Caruaru será um grande hub de serviços para o Nordeste ao final dessa intervenção“, garantiu o titular do MPor.
Entre as obras previstas estão a construção de um novo terminal de ageiros com 6 mil m² e a ampliação da pista de pouso e decolagem, que será estendida de 1.800 para 2.250 metros. Para garantir maior segurança nas operações aéreas, os investimentos também contemplarão a implantação de novas pistas de taxiamento e a construção de um pátio para aeronaves.
Investimento na aviação regional
Com foco na integração entre modais e na democratização do setor aéreo, o Ministério de Portos e Aeroportos tem direcionado suas ações para a requalificação de aeroportos regionais em todo o país.
Parte dos recursos para a modernização e melhoria desses serviços tem origem no Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). No caso do terminal de Caruaru, parte do valor aprovado será proveniente desse fundo, contribuindo para a ampliação do modal aéreo no Brasil.
Leia mais: