
A companhia aérea espanhola Iberia anunciou a expansão de sua malha aérea para a próxima temporada de inverno, incluindo três novos destinos internacionais de longa distância.
O primeiro deles será Orlando, nos Estados Unidos, que receberá voos da companhia a partir de 26 de outubro. Serão quatro frequências semanais operadas por aeronaves Airbus A330, com capacidade para 254 ageiros, totalizando mais de 46 mil assentos ao longo da temporada. Orlando, um dos destinos turísticos mais populares dos Estados Unidos, é a porta de entrada para a Flórida Central, conhecida por seus parques temáticos mundialmente famosos, além de abrigar o Porto Canaveral e o Centro de Convenções do Condado de Orange.
Expansão para o Brasil
A grande aposta da Iberia para a próxima temporada será o Brasil, onde lançará dois novos destinos, além dos voos já operados para São Paulo e Rio de Janeiro, que contam atualmente com 14 e cinco frequências semanais, respectivamente.
A partir de 13 de dezembro de 2025, a Iberia começará a operar voos para Recife, inicialmente com três frequências semanais, que aumentarão para cinco em fevereiro. Já os voos para Fortaleza terão início em 19 de janeiro de 2026, com três frequências semanais, subindo para quatro a partir de fevereiro.
Ao contrário do que foi inicialmente submetido à ANAC, os novos voos serão operados com aeronaves Airbus A321XLR e não com os A350-900XWB. A informação havia sido antecipada ontem aqui no AEROIN, destacando a real intenção de voos com o A321XLR.
Este avião é um modelo de última geração que a Iberia estreou mundialmente em novembro de 2024. Trata-se de uma aeronave de corredor único com alcance de até 7.500 quilômetros, oferecendo uma economia de combustível superior a 40% em comparação com aeronaves de fuselagem larga. O A321XLR mantém os altos padrões de conforto característicos da Iberia, contando com a nova cabine Airspace e duas classes de serviço: Business e Econômica, com um total de 182 assentos.
A partir de 13 de dezembro de 2025, está programado o início do voo IB139, que decolará de Madri às 12h45 e pousará em Recife às 17h45. A operação será realizada às segundas, quartas e sábados. O voo de volta será o IB140, partindo da capital pernambucana às 19h15 e pousando na capital espanhola às 07h15 do dia seguinte.
Já o voo para Fortaleza será iniciado em 19 de janeiro do próximo ano (2026). Nessa operação, o voo IB149 partirá de Madri às 09h40, pousando na capital cearense às 14h30. O voo de retorno partirá de Fortaleza às 16h00, com pouso previsto em Madri às 03h45 do dia seguinte.
Com praias paradisíacas e clima agradável durante todo o ano, Recife e Fortaleza são dois dos principais destinos turísticos do Nordeste brasileiro. Recife, conhecida como a “Veneza brasileira”, é famosa por seus inúmeros rios e pontes, além de seu rico patrimônio histórico e cultural. A cidade também abriga um parque subaquático com mais de 30 embarcações naufragadas, sendo um destino imperdível para os amantes do mergulho. Já Fortaleza atrai turistas com suas belas praias, como Iracema, Meireles e Praia do Futuro, além de preservar marcos históricos como a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e o Palácio da Luz.
Na temporada de inverno 2025-2026, a Iberia ará a operar voos para quatro destinos no Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza -, oferecendo cerca de 284 mil assentos entre Espanha e Brasil.
Com Informações da Assessoria de Imprensa da Iberia