Início Aeroportos

Investindo US$ 110 milhões, incluindo no Brasil, dnata implantará frota aeroportuária de 800 novas unidades em 2025 1p6l49

6vbc

Imagem: Divulgação – dnata

A dnata, empresa do Grupo Emirates fornecedora global de serviços aéreos e de viagens, anunciou planos para implantar 800 novas unidades de equipamentos de apoio em solo (GSE – Ground Equipment) em sua rede global em 2025.

A implantação, avaliada em US$ 110 milhões, faz parte da estratégia de investimento mais ampla da empresa para aprimorar ainda mais o desempenho operacional e reduzir as emissões em todas as suas operações.

Os novos equipamentos da dnata serão entregues sob contratos globais de longo prazo assinados com os principais fabricantes em 2024. Esses acordos garantem um fornecimento contínuo de equipamentos avançados e de menor emissão para apoiar as metas de crescimento e sustentabilidade da dnata.

As 800 novas unidades serão introduzidas em 10 países, com os maiores volumes destinados aos Emirados Árabes Unidos, Brasil, Itália, EUA e Cingapura, refletindo uma expansão operacional significativa nesses mercados este ano.

Clive Sauvé-Hopkins, CEO de Operações Aeroportuárias da dnata, disse:

“Nosso investimento contínuo e significativo em nossa frota moderna reflete tanto a escala da nossa expansão quanto nossa ambição de liderar o setor em excelência operacional e sustentabilidade.

Estamos acelerando a adoção de tecnologias de emissão zero e baixa emissão sempre que a infraestrutura oferece e — e, onde ela ainda está em desenvolvimento, atuamos proativamente com nossos parceiros para implementar as soluções mais práticas e visionárias.

Adotamos uma abordagem de longo prazo baseada em dados e nos adaptamos às realidades no local. É assim que entregamos um desempenho sólido enquanto reduzimos nossa pegada de carbono para o benefício de nossos clientes, colaboradores e comunidades.”

A estratégia global de frota da dnata foca em eliminar motores a diesel e migrar para alternativas movidas a eletricidade, híbridas ou a hidrogênio, adaptadas à infraestrutura e condições operacionais de cada localidade. Como resultado, mais de 40% da frota da dnata é elétrica em mercados chave, incluindo Itália, Suíça, Holanda e Reino Unido.

Além disso, a dnata se envolve ativamente com fornecedores de biocombustível para reduzir as emissões. Mais recentemente, a empresa migrou toda sua frota não elétrica para biodiesel em suas extensas operações em Dubai, promovendo reduções significativas de carbono enquanto mantém a excelência operacional em um dos principais polos de transporte e logística do mundo.

A eficiência operacional também é um foco essencial da estratégia da dnata. A empresa monitora o consumo de combustível em sua frota GSE utilizando sistemas de Gestão de Rastreamento de Veículos; realiza exercícios de mapeamento logístico para garantir percursos mínimos no lado ar; e otimiza turnos e vagas de estacionamento para evitar consumo excessivo de combustível.

Informações da dnata