
O governo do Irã tenta, de maneira desesperada, apagar o incêndio que atinge o porto de Bandar Abbas, que já vitimou mais de 40 pessoas e deixou ao menos 1.200 feridos.
O porto, que fica no Estreito de Ormuz, entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã — uma das zonas de maior fluxo de navios do mundo e também uma das mais vigiadas, pela quantidade de petróleo e por já ter sido cenário de vários conflitos —, foi acometido por um incêndio envolvendo produtos químicos, causando uma grande quantidade de fumaça densa e tornando o combate extremamente difícil.
Relatos iniciais apontavam que combustível sólido usado em mísseis militares estava armazenado de maneira inadequada no local, o que teria provocado uma explosão e, consequentemente, o incêndio. Porém, as autoridades iranianas negaram essa versão e também descartaram que o fogo tenha sido iniciado por um ataque de forças estrangeiras.
Vídeos surgiram mostrando o combate ao incêndio que se iniciou neste sábado, 26 de abril. Em um deles, chama a atenção o uso de um helicóptero de grande porte, modelo Mil Mi-17V-5, que não combate o fogo utilizando um cesto (bambi bucket) para lançar água ou retardante, mas sim lançando sacos contendo pó utilizado em extintores de incêndio.
Not even water but extinguisher powder which is used for containing wildfires not an industrial fire caused by hazardous and chemical material. This is happening while the same organization, the #Iranian Red Crescent Society has the best firefighting equipment for these… pic.twitter.com/e2QloTX4Jr
— Babak Taghvaee – The Crisis Watch (@BabakTaghvaee1) April 27, 2025
O uso de uma aeronave desse porte para lançar uma quantidade tão pequena e de um material inadequado para esse tipo de incêndio demonstra as deficiências do Irã no uso de seus recursos militares, que poderiam ser melhor empregados no país.
Já em outras imagens, é mostrada uma aeronave Ilyushin Il-76TD realizando o combate de forma adequada, utilizando um sistema para lançar água a partir de seu grande compartimento de carga, como é feito no Ocidente com aeronaves C-130 Hércules e Embraer KC-390.
#Breaking: The Il-76TD heavy transport aircraft of the #IRGC Aerospace Force equipped with a firefighting module is still dropping water over the Rajaee port of #BandarAbbas. The past 24 hours has been the most active day of this aircraft through its life. pic.twitter.com/eH8lO0Oq5c
— Babak Taghvaee – The Crisis Watch (@BabakTaghvaee1) April 27, 2025