
Com as aeronaves elétricas de pouso e decolagem na vertical (eVTOL, na sigla em inglês) prestes a decolar comercialmente nos próximos anos, a GE Aerospace está se associando à Lilium, fabricante alemã de aeronaves elétricas para a Mobilidade Aérea Regional (RAM), para construir uma base sólida de segurança para este novo modo de viagem.
As duas empresas anunciaram ontem, 23 de outubro, que estão unindo suas respectivas plataformas de dados e análises de voo para desenvolver soluções escaláveis de gestão de dados de voo que informem os padrões e diretrizes de segurança adequados para operadores de eVTOL.
A plataforma Event Measurement System (EMS) da GE será um componente digital crítico da oferta de pós-venda abrangente da Lilium, a “POWER-ON”, que fornece soluções seguras, eficientes e centradas no cliente para operadores do Lilium Jet. Todos os clientes da Lilium terão o a uma gama de serviços digitais para apoiar suas operações diárias com insights críticos e dados.
Os eVTOLs já estão voando em locais dedicados a demonstrações e testes ao redor do mundo, e as primeiras entregas do Lilium Jet aos clientes estão previstas para 2026. A projeção é de que o mercado crescerá para até US$ 1 trilhão até o ano de 2040, segundo o JP Morgan.
“Os reguladores de aviação na Europa e nos EUA estão corretamente estabelecendo o mais alto padrão para que os eVTOLs atendam às normas e regulamentos de segurança”, disse Andrew Coleman, Gerente Geral do Grupo de Software como Serviço (SaaS) da GE Aerospace. “Junto com a Lilium, líder no segmento dos eVTOLs, estamos reunindo as capacidades de monitoramento de dados de voo e garantia de qualidade em nível de fabricante com a plataforma de análise relacionada ao jato eVTOL da Lilium para estabelecer uma base de segurança robusta para a indústria de eVTOL, que ajudará a acelerar a adoção em escala comercial dessa nova tecnologia empolgante.”
“Estamos entusiasmados em fazer parceria com a GE Aerospace para garantir que os operadores do Lilium Jet tenham dados de segurança abrangentes e líderes do setor à sua disposição”, disse Dominique Decard, VP de Operações de Frota, e e Serviços na Lilium. “O monitoramento de dados de voo em nível de frota é um componente chave da nossa oferta de serviços de pós-venda para operadores. Colaborar com a GE hoje nos permitirá implantar a tecnologia para apoiar nossa campanha de testes de voo.”
Como parte dessa parceria, a GE Aerospace e a Lilium construirão um programa de Monitoramento de Dados de Voo (FDM) ou Garantia de Qualidade de Operações de Voo (FOQA) em nível OEM (fabricante), para monitorar a segurança dos eVTOLs em nível de frota, além de estabelecer uma opção de programa FDM voluntário para os clientes da Lilium, construído em colaboração por ambas as empresas.
O EMS da GE é usado por mais de 60 companhias aéreas globalmente e mais de 500 operadores de jatos executivos atualmente para FDM / FOQA. Com os milhões de pontos de dados registrados pelas aeronaves da Lilium alimentados por seu Fleet Optimizer e EMS, ambas as empresas não só poderão construir soluções escaláveis de FDM, mas também estabelecer as bases de segurança para operadores de eVTOL.
O Fleet Optimizer da Lilium é a plataforma central para todos os dados e análises relacionados ao Lilium Jet, que compartilhará seus insights com a plataforma EMS da GE. Com o legado do EMS em segurança e eficiência, a Lilium e a GE, através desta parceria, também explorarão como a combinação do Fleet Optimizer e do EMS poderia maximizar a eficiência e a confiabilidade da aeronave.
Informações da Lilium